quinta-feira, 18 de novembro de 2021

ELEIÇÃO 2022

Ninguém pode afirmar hoje quem será o candidato à presidência que se sagrará vencedor. 
Lula lidera com folga e há quem diga que pode vencer no primeiro turno.
Bolsonaro vem em seguida, mas sua candidatura murcha a cada dia que passa, podendo ser ultrapassado já no início de 2022.
Os candidatos que podem ultrapassar Bolsonaro são, hoje: Ciro, de centro esquerda, e Moro, de direita.
Ciro bate em Bolsonaro e principalmente em Lula. Moro faz o mesmo. Vaidoso e despreparado, com grande apoio da mídia que ajudou a eleger Bolsonaro, Moro tende a crescer rápido e também a cair vertiginosamente, logo em seguida. Moro não aguentaria uma sessão de debates e os seus assessores são, quase todos eles, ligados a uma direita historicamente falida e sem uma visão atualizada do Brasil e do mundo.
Ciro, o reindustrializador, é repudiado pelo sistema financeiro e pela grande mídia, por lutar por juros e inflação baixos, mas é o único que apresenta um projeto sólido de pais, com crescimento industrial e do emprego e com solida experiência política. Foi ele que, a serviço de Itamar Franco, salvou o plano real d eum fracasso iminente.
Se Ciro conseguir superar os 12% de intenções de voto, poderá atingir um nível que o levaria a superar Bolsonaro nos próximos meses.
O fato é que quase todos derrotariam Bolsonaro no segundo turno, mas quem seria capaz de derrotar Lula? O único candidato com essas condições, hoje, é o Ciro. Bolsonaro não seria capaz de derrotar nem o síndico do prédio que se candidatasse a presidente, graças à sua enorme rejeição. E quem não quer Lula já percebeu isso e está migrando para Moro. Mas Moro, mesmo apoiado pela grande Mídia, como Estadão e Globo, também tem rejeição altíssima e não deve atingir metade dos votos de Lula. E quando Moro perceber que sofrerá uma derrota acachapante, poderá desistir do pleito. Alguém dúvida que ele possui uma vaidade mais que simplesmente doentia? 
Quem não quer Bolsonaro tem várias opções com chances de sucesso, mas quem não quer Lula só tem uma: Ciro. Ao mesmo tempo, Ciro tem projeto de país e preocupação nós âmbitos econômico e social. O mercado e a mídia continuarão apoiando Moro, mas até quando?
Ciro, por suas qualidades, tende a ser aquele com chances de chegar no segundo turno e levar a eleição, por mais que, hoje, a mídia e o sistema financeiro o rejeitem.
Mas a resposta só o tempo dirá.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________