terça-feira, 20 de julho de 2010

A PETROBRÁS E OS INTERESSES GEOPOLÍTICOS

A direita estadunidense já elegeu o seu novo inimigo, ao lado de Ahmadinejad e dos presidentes da Venezuela, Síria e Coréia do Norte, a Petrobrás.
A 4ª maior empresa de energia do planeta, criada por brasileiros e hoje com participação acionária de pessoas físicas e jurídicas de diversas nacionalidades, causa inveja aos imperialistas que não viam a possibilidade do então chamado terceiro mundo chegar a constituir-se num bloco econômico emergente, economicamente ativo e com empresas de porte mundial.

O boicote ao plano articulado pela Turquia e Brasil para o enriquecimento de urânio do Irã no exterior não se deveu apenas e tão somente por razões políticas anti-Ahmadinejad. Ao menos é o que, hoje, olhando melhor para o horizonte geopolítico, torna-se perceptível. O Brasil é um dos países que mais têm crescido no comércio com o Irã e mais, a Petrobrás têm autorização para explorar a prospecção de petróleo em áreas de interesse de petrolíferas dos países europeus e do próprio Estados Unidos. Ou seja, uma ação ousada do governo brasileiro para incrementar a parceria econômica entre Brasil, leia-se Petrobrás, e Irã não é bem-vinda pelos antigos donos do mundo. Uma empresa petrolífera do porte da Petrobrás de um país que mantém boas relações com praticamente todos os países de todos os continentes também não agrada às grandes multinacionais que fomentaram muitas guerras e golpes de Estado pelo mundo afora durante todo o século passado e início do presente.

A Petrobrás tem que continuar a crescer e, mais, tem que ter a seu favor o serviço da nossa Agência de Inteligência, a ABIN, para a defesa dos seus interesses, evitando golpes e atentados, aonde quer que seja, até porque qualquer ataque verbal ou efetivo a qualquer estabelecimento da Petrobrás é um atentado à soberania nacional brasileira. A ABIN, pelo o que se sabe, já realiza uma espécie de serviço assemelhado, mas é preciso aprimorar para prever ações geopolíticas internacionais, como a citada acima, inclusive.

É o Brasil que, ao crescer economicamente, passou a mostrar-se internacionalmente e, por consequência disso, amealha inimigos.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________