quarta-feira, 27 de maio de 2009

MEMBRO DA ALQAEDA EM S. PAULO?

(VEJA NO FINAL A CONCLUSÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL A RESPEITO)
_____________________________
MAIS UM FORA DA FOLHA DE S. PAULO!

_____________________________
Veja abaixo o que escrevi no dia da publicação da matéria.

Deu na Folha de S. Paulo de ontem, dia 26 de maio, na coluna do Jânio de Freitas, que a Polícia Federal brasileira deteve em São Paulo um alto membro da AlQaeda, aquela organização terrorista que segundo os estadunidenses teria sido responsável pelos ataques às torres gêmeas em Nova Iorque.

Hummmmmmm! Vamos a algumas questões...


1) Como somente o jornalista Jânio de Freitas teve acesso a tal informação?


2) Aliás, essa informação é precisa, séria?


Realmente é estranho. Não vou especular a respeito, mas essa informação para lá de "privilegiada" é alarmante por alguns aspectos. Se não era para vazar a informação de que um terrorista foi detido no Brasil, como esse jornalista teve acesso a tal informação? Não creio que um sujeito que comanda a AlQaeda tenha sido detido no Brasil. Realmente não vejo elementos de credibilidade nessa informação.

3) E quem teria dito que esse sujeito que ocuparia um cargo de alto escalão na AlQaeda é realmente membro dessa organização?


Essa organização considerada terrorista amedronta os interesses estadunidenses na África e na Ásia. Dizem que ela foi responsável pelo ataque conhecido como "11 de setembro". Será? Já ouvi de pessoas sérias, intelectuais, que a citada organização jamais confessou sua participação. Também já li que há fatos mal explicados, como o suposto ataque com avião, que lembra mais um míssil disparado, contra a fortaleza do Pentágono. E se esse preso fosse membro da Alqaeda, o que estaria fazendo em S. Paulo? Utilizando o sistema de comunicação do país para mandar mensagens mundo afora? Ora, o Brasil não é o país democrático que mais interceptações de comunicações faz, segundo dizem? O que o traria para cá, então?

4) E por qual motivo São Paulo?
São Paulo não está na rota da AlQaeda. Não há interesses que os tragam aqui, ao menos aparentemente. São Paulo não é uma cidade de grande influência islâmica sunita, não é uma cidade de lavagem de dinheiro, não é uma cidade que faça fronteira com outros países onde realmente poderia haver células terroristas. Há países e cidades com uma influência estadunidense muito mais visível, como Lima, no Peru. São Paulo é uma cidade cosmopolita, onde se encontram raízes de vários países, inclusive os Estados Unidos, mas não de forma principal. A legislação contra atos terroristas, lavagem de dinheiro existe e é rígida e também há um grande sistema de interceptação de comunicações. O que há, ao que parece, é mera especulação, para avivar interesses da direita estadunidense contra a certa liberalização feita pelo atual presidente Obama. E esse jornalista que já fez muita coisa boa, ao que parece, quis dar apressadamente um furo de reportagem.

Enfim, se realmente foi preso um membro da Alqaeda, é possível até que tenha sido detido no aeroporto, em trânsito. Dificilmente se estabeleceria em S. Paulo.
_______________________________


Lembro que não fiz pesquisa nem consultei fontes para elaborar esse texto. O fiz com base nas informações que adquirimos com leitura e a vontade de aprender a respeito do que acontece no mundo afora.
_____________________________


ATUALIZANDO***

O Ministério Público Federal disse que a pessoa presa em S. Paulo era responsável por um fórum em que eram postadas mensagens antiamericanas e que nada há que comprove a sua ligação com a rede Alqaeda... E desde quando manifestar-se sobre algo por palavras faladas ou escritas, ainda que extrapoladas, significa ser terrorista? Mais uma vez o exagero estadunidense e da grande mídia criam estigmas difíceis de serem rompidos. A imprensa deve investigar antes de publicar. É obrigação da mídia séria!
_____________________________

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________