quinta-feira, 21 de junho de 2012

UM MUNDO DE HIPOCRISIAS

Vivemos em uma época estranha ou vivemos em um mundo hipócrita, não sei!
Enquanto aumenta o número de ateus, paralelamente inflam as vendas de livros de auto-ajuda e de cds de músicas e cantos religiosos.
Enquanto temos as guerras proporcionalmente mais mortíferas de todos os tempos, podemos ver o banho de sangue  calmamente na tevê, no computador ou no celular, em casa ou no trabalho.
Enquanto os Direitos Humanos são propagados e são criadas ONGs e governos se comprometem com a questão, temos o maior número de refugiados de todos os tempos e das mais diversas ordens: de guerra, economicos, ambientais, por perseguição religiosa, política, sexual... Há refugiados em todos os continentes.
Apenas discutimos medidas contra o aquecimento global, enquanto catástrofes como maremotos, terremotos, enchentes, secas, dilúvios, desabamentos, incêndios desproporcionais e nevascas repentinas ocorrem todos os dias em vários cantos do planeta.
Os brasileiros se julgam mais importantes por terem sido inseridos nos BRICs, mas logo ao lado da nossa casa tem muitos moradores de rua, meninos cheirando cola, meninas se prostituindo, crianças faltando na escola e parte da população pobre procurando o serviço público como se o atendimento fosse um favor do servidor e não um direito do cidadão.
A maioria dos países já sente a falta de água potável. Enquanto isso, no Brasil, enche-se a maior parte das piscinas com água desse tipo. Em Fernando de Noronha, onde não há água potável e grande parte da água é armazenada das chuvas, quase todas as pousadas (em um ilha repleta de praias) têm piscinas.
Alguns radicais de religiões que pregam de certa forma a igualdade das pessoas, sejam eles cristãos, muçulmanos, judeus ou hindus, tentam justificar verdadeiros atos de chacina ou de segregação através de valores de superioridade, contrários aos próprios preceitos da religião que professam.
Este é o mundo hipócrita, onde mais se escreve, onde antes nunca foram lançados tantos livros, onde nunca houve tanto espaço para a publicação como a internet proporciona e onde, ao mesmo tempo, a leitura individual é pífia e há um número assombroso de analfabetos funcionais.
Mas não é só. O mais detestável é que, embora tenhamos vivenciado atos bárbaros e horrendos há 60 anos, com a segunda guerra mundial, onde notamos o perigo do fascismo e do nazismo, hoje partidários de extrema direita, com ideologia muito próxima desses regimes, dominam o cenário político de países importantes econômica e militarmente. 
Mas acho que o ser humano sempre foi assim. Afinal, para aqueles que acreditam que Jesus Cristo existiu, onde eu me incluo, a maior hipocrisia humana não foi a população ter escolhido pela crucificação do seu próprio Salvador e realizador de milagres e optado por conceder a liberdade a um pequeno roubador?
Seria falta de valores de todas as espécies o que nos tornaria hipócritas?

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________