sábado, 7 de maio de 2022

O BRASIL É 13 GRAÇAS A BOLSONARO. SIM, 13ª ECONOMIA... ERAMOS A 6ª MAIOR DE TODO O GLOBO

Entenda como quiser, mas o Brasil é 13 graças a Bolsonaro. Sim, 13ª economia, e já fomos a 6ª maior de todo o mundo.

A economia brasileira vem em queda livre. O país, que alcançou a 6ª posição de maior economia do globo em 2011, ultrapassando a Grã Bretanha, foi caindo no ranking internacional e de 12º lugar, passou para 13º, ultrapassado pela Austrália em 2021.

As dez maiores economias do globo, atualmente, são, nessa ordem, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Índia, França, Itália, Canadá e Coreia.

Em questão de menos de 10 anos, China liderará a economia mundial e por volta disso a Índia passará a ocupar o segundo lugar.

A pergunta que se tem que fazer é onde o Brasil está errando. Vende-se menos minério e produtos agropecuários? Tais produtos estão desvalorizados no mercado internacional? O que acontece que nem com o dólar alto, que barateia os produtos brasileiros, o Brasil consegue vender mais?

Os produtos que o Brasil exporta são baratos, de preço baixo, não se comparando aos produtos industrializados e tecnológicos.

O Brasil precisa rapidamente repensar urgentemente o seu modelo econômico exportador. Se dependermos da exportação de apenas da soja, carne e minério, estaremos fadados a sermos espécie modernizada de colônia de exploração. Precisamos investir seriamente em educação, da básica até a superior, para formação de bons profissionais, e em tecnologia, ao mesmo tempo em que se deve fomentar o empresariado a investir nessa área.

O Brasil está fazendo tudo errado. Fechou recentemente a única indústria nacional, na verdade estatal brasileira, que fabricava chips e microchips no hemisfério sul, a CEITEC. Fechou porque não dava lucro, em um momento em que faltam chips e microchips no mercado mundial, prejudicando não só o desenvolvimento tecnológico do país, mas a própria produção de itens que dependem de componentes tecnológicos, como a indústria automobilística, de televisores, celulares e outros, fazendo com que a linha de produção parasse, reduzindo a vendas e provocando, via transversa, desemprego.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________