segunda-feira, 18 de março de 2013

CUBA - PARTE II

 Cuba – Parte II

Há duas Cubas. Uma para os turistas, como Cayo Largo e Varadeiro e outra para os cubanos e aventureiros.

Tive a oportunidade de conhecer pequenas cidades de Cuba, e posso afirmar que a qualidade de vida é boa nesses lugares. Já na capital Havana a situação é bem diferente, pois é visível a pobreza de uns e a melhor condição econômica de outros cubanos. Não se pode afirmar que o socialismo ainda rege a economia daquele país.

Pequenos restaurantes no interior do país reservam bons pratos a preços muito bons para os turistas. É possível comer um delicioso prato de lagosta com 10 reais. Porém, para os cubanos é umtanto caro.

Nas praias famosas o idioma dominante é o inglês. Há muitos turistas russos e espanhóis. E ouve-se russo com uma frequência que nos faz lembrar da época em que Cuba tinha fortes relações com a antiga União Soviética. E os russos não falam absolutamente nada de espanhol. Nada.

As russas são uma história a parte, de tão lindas. É impossível não se encantar com elas e com o corpo delgado e com um pouco mas de curvas que as suas concorrentes holandesas. Mas se preferir curvas, não tem como não se apaixonar pelas cubanas, também cheias de charme e beleza.

E os cinemas dessas cidades passa películas americanas. Difícil de acreditar?

Prefiro a Cuba verdadeira, pobre e com problemas, mas com um povo que adora o Brasil e seus costumes. Não suporto saber que o que se paga em uma diária barata para os turistas equivale a mais de 2 meses de trabalho para os cubanos. Também não suporto bares bonitos e charmosos com música europeia e estadunidense que se espalham aos montes em Havana e nas cidades turísticas. O turista de Havana visa conhecer Cuba, ou deveria. Os turistas das famosas praias, no entanto, buscam sol e tranquilidade, apenas isso. O país pouco importa para eles, infelizmente.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________