domingo, 24 de julho de 2011

UMA AULA SOBRE O MUNDO ÁRABE - III

FUNDAÇÃO MAURICIO GRABOIS

NOTAS EXPLICATIVAS AOS TEXTOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS DOIS DIAS


1. Líder da OLP, Nasceu em Jerusalém em 1929, formado em engenharia. É um dos fundadores do grupo guerrilheiro palestino "Al-Fatah", o maior da OLP. Em fevereiro de 1969 assume a presidência da Comissão Executiva da OLP.

2. O Estado Palestino moderno foi oficialmente proclamado em 15 de novembro de 1988 em Argel, Argélia; por ocasião da reunião do Conselho Nacional Palestino (CNP), órgão de deliberação máxima da OLP.

3. Termo comumente utilizado para definir povos que falam línguas de origem semítica e que habitavam a região da Palestina na antiguidade, entre eles podemos citar os assírios, os babilônios, os amoreus, os arameus, os fenícios, os árabes, os hebreus e os etíopes.

4. Segundo a lenda bíblica, Canaã era filho de Cam e neto de Moisés e os Cananeus e seus descendentes. Habitavam a região da Palestina e da antiga Fenícia, hoje Líbano.

5. Eram um dos povos que habitavam a região da Palestina, segundo a lenda bíblica, se originam de tribos seminômades que habitavam os grandes desertos da região sírio-árabe e do Iraque.

6. Fundador do islamismo. Nasceu em Meca, em 570 e morreu em Medina, em 632, ambas as cidades consideradas sagradas para a religião islâmica e que ficam na Arábia Saudita. Foi o primeiro chefe do Império Islâmico. Sua doutrina, que fundamenta o islamismo, hoje seguido por mais de um bilhão de pessoas, é a terceira religião monoteísta da terra, que não renega as anteriores, o judaísmo e o cristianismo. Seu nome em árabe era Muhhamad Ali e a tradução para o Português é Maomé.

7. Lorde Arthur James Balfour, ministro do Exterior Britânico de Sua Majestade. Ficou famoso por assinar a declaração que leva o seu nome, endereçada ao Barão de Rotschild, datada de 2 de novembro de 1917.

8. Fundada desde a época do Império Turco-otomano na Palestina, essa organização paramilitar sionista desenvolveu centenas de massacres contra a população palestina local, visando a que estes fugissem, deixando para trás as suas terras. A Haganah foi também embrião do futuro exército sionista de Israel após 1948.

9. Em junho de 1916, Mark Sykes, representando o governo da Inglaterra, concluiu o acordo de divisão do mundo árabe, com o Cônsul Geral da França, no Líbano, Georges Picot. Esse acordo foi denunciado por Lênin após a revolução Bolchevique na URSS em 1917.

10. O ano de 1920 marca a consolidação do Mandato Britânico outorgado à Grã-Bretanha pela Liga das nações. A conferência de San Remo homologa a Declaração Balfour e o Tratado de Sévres, celebrado em 10 de agosto do mesmo ano, entre a Turquia e as Potências Aliadas da época, ratifica em seu artigo 95, a dominação britânica da Palestina.

11. Advogado palestino, residente em Jerusalém, onde leciona como professor assistente na Faculdade de Direito. Formado pela Universidade de Paris, sua principal obra, A Palestina e o Direito Internacional, é prefaciada pelo conceituado professor Dr. W. T. Mallison Jr.

12. Marechal Edmund Henry Hynman Allenby, Visconde de Sua Majestade, a Rainha da Inglaterra, comandou o III Exército Inglês na ocupação da Palestina, Damasco, Alepo, entre 1916 e 1918.

13. Líder nacionalista árabe, que viveu entre 1918 e 1970, tendo dirigido o Egito de 1954 até sua morte. Criador do Pan-Arabismo chegou a proclamar a República Árabe Unida entre o Egito e a Síria. Pregava que todos os povos árabes deveriam se constituir em uma só nação.

14. A realidade da Palestina antes da partilha era a seguinte: os judeus detinham 5,67% das terras, 11.149 km2 e os palestinos 94,33% de 125.532 km2. O plano de partilha da ONU distribuiu as terras da seguinte maneira: para os judeus 56,47% 114.942 km2), para os árabes 42,88 (11203 km2) e 0,65% (177 km2) pertenceria ao território de Jerusalém,

que teria administração da ONU.

15. Nuri Al-Said, governou o Iraque de 1949 a 1958, quando foi assassinado pela revolução de julho.

16. Governou o Egito no período de 1937 até 1952, quando abdicou (ou foi forçado a tal ato por Nasser). Extremamente reacionário e corrupto, foi derrotado com seu exército pelo Hagannah de Israel na guerra de 1948.

17. Com a fixação das fronteiras da Jordânia com a Palestina em 1928 pelo império Britânico, impôs-se uma Constituição que dava a Abdallah. filho do Rei Faiçal, e todos os seus descendentes, o poder de legislar, administrar o Estado Jordaniano, denominado Reino Hachemita da Jordânia (a partir de 1946). Abdallah governa a Jordânia até ser assassinado em 1951, quando seu filho, Talal, pai do atual Rei da Jordânia, Hussein, assume o trono por apenas 2 anos.

18. Idris Al-Sanuci, ou Idris I, governou a Líbia por imposição dos ingleses de 1949 até 1969, quando o Cel. Muammar Kadaffi o depôs.

19. Knesset é o parlamento de Israel. É de Câmara Única. Sua primeira reunião ocorreu somente em 14 de fevereiro de 1949.

20. Após a proclamação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948, iniciou-se uma guerra contra cinco países árabes. Estavam envolvidos a Síria, o Egito, a Jordânia, o Iraque e o Líbano.

21. Em 1956 Nasser toma decisão histórica de nacionalizar o Canal de Suez, administrado até então pelos ingleses. Nesse momento, é invadido pelos exércitos da França, Inglaterra e de Israel, que se aproveita da situação.

22. Ocorre entre os dias 5 e 10 de junho de 1967. É conhecida mundialmente como a "Guerra dos Seis Dias". Esta foi a terceira guerra entre árabes e Israel. A vitória dos israelenses foi incontestável e as linhas de ocupação do seu exército no cessar-fogo passaram a ser a nova fonteira desse país.

23. Iniciou-se em 6 de outubro de 1973. É denominada de "Guerra do Yom Kippur", em uma alusão à surpresa que os egípcios, sob o comando de Annuar El-Saddat, impuseram aos israelenses que comemoravam uma das suas datas religiosas.

24. Henry Kissinger foi Secretário de Estado dos Estados Unidos, que teve influência na política externa americana no período que compreende de 1968 a 1976 (nos governos de Richard Nixon e Gerald Ford).

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________