A Argentina é um dos países mais lindos da América do Sul, com a sua charmosa Buenos Aires, sua histórica Missiones, seu incrível norte andino e a sua espetacular Patagônia.
E os brasileiros têm que aproveitar, porque tudo lá é muito barato, a começar pela comida, tão rica e expetacular.
Lá é possível encontrar uma pizza de mussarela gigante pelo equivalente a 10 reais, sim. Uma pechincha. Uma boa e inigualável empanada sai por 3 reais. Achou barato? Um festival de carne (é muita carne) você pode encontrar por cerca de 35 reais e dá para duas pessoas.
É óbvio que em restaurantes chiques os preços são mais elevados, mas se você está a fim de passar bem e sem frescura, achou o país certo, onde tudo está barato, inclusive para os venezuelanos que foram para lá em busca de melhores condições de vida.
Curiosos sobre o Brasil, os motoristas de uber, em sua maioria venezuelanos, perguntam sobre o salário mínimo do país e ficam surpresos ao fazerem a conversão em dólares. O nosso salário é muito inferior ao da Argentina. E lá, como eles próprios dizem, tem a vantagem da comida ser farta e barata.
Além disso, os argentinos conservam o hábito de frequentar os bons cafés, comprar revistas e jornais nas inúmeras bancas de jornal espalhadas por todos os cantos e xeretar os lançamentos do que há de melhor na literatura mundial nas boas livrarias que resistem e estão presentes quase que em todos os quarteirões da capital.
Festivais de cinema são frequentes por toda a Argentina, tão próspera na indústria cinematográfica pela qualidade de seus filmes.
Buenos Aires é encantadora e não é por outro motivo que abriga a maior comunidade de brasileiros votantes na América do Sul e de milhares de trabalhadores brasileiros que "hablam" o nosso bom português na capital portenha. Há dezenas (ou centenas) de milhares de brasileiros que estão trabahando em Buenos Aires.
Na Argentina como um todo não falta comida, ao contrário do que falam alguns vídeos com notícias fakes. Lá a comida é abundante e barata, assim como os combustíveis e a internet. Para os brasileiros que fizerem uma boa conversão da moeda, tudo, absolutamente tudo, estará barato, e por um motivo, a Argentina enfrenta uma forte inflação, apenas isso. E é por esse motivo que você encontrará um monte de pessoas gritando câmbio nas ruas mais turísticas e centrais da capital. Eles querem reais ou dólares para fugir dos efeitos da inflação.
De resto, a Argentina vai bem, muito bem. O comércio por lá é forte e surpreende pelo número de lojas espalhadas por todo o enorme centro da capital. Embora exista favela no entorno da capital, você encontrará poucos moradores de rua pela Argentina. Poucos, mesmo. O país está muito melhor do que anuncia uma campanha mentirosa propagada principalmente no YouTube e no Tiktok.
Estou comunicando a Embaixada da Argentina sobre as notícias fake, encaminhando em anexo os links dos canais para que sejam adotadas as providências cabíveis de seu interesse. Também denunciei os canais ao YouTube e ao Tiktok.
A verdade é uma só: o Brasil, sob vários aspectos, vários mesmo, está muito pior do que a nossa vizinha Argentina, muito pior. Por aqui a comida está caríssima. Não é possível fazer tantos churrascos quanto se fazia alguns anos atrás. Esse ano você não encontrava alguns medicamentos nas farmácias, nem lenço de papel. As pouquíssimas livrarias existentes nos shoppings estão fechando e é quase impossível encontrar uma banca de jornal em São Paulo. Os combustíveis só não estão mais caros no Brasil porque o Bolsonaro está fazendo de tudo para segurar os preços até o fim das eleições. O desemprego aqui é altíssimo, assim como o número absurdo de pessoas em situação de rua. É hora de dar um basta a essa campanha da mentira sobre nós e os outros!