domingo, 31 de maio de 2020

APENAS UMA RAZÃO LIGADA À ESPIRITUALIDADE SUPERARÁ A IGNORÂNCIA ENDEUSADA DA EXTREMA DIREITA

A humanidade identificada com as pregações dos antigos filósofos, de Cristo e de Buda, buscou a racionalidade e a Espiritualidade, sem segmentá-las, mas entendendo que ambas se integravam e complementavam.

Com o tempo, o homem foi se identificando com o que via e limitadamente era capaz de perceber, em uma vida cada vez mais ligada à necessidade de produção e de consumo, para o que cria ser progresso.

Ao contrário do que acontecia com os Mouros e muitas culturas do oriente, para os ocidentais a razão já não podia se ligar ao espírito. E o materialismo crescente foi tomando forma e dominando até o campo das Religiões, mais preocupadas com o bem estar financeiro e o sucesso que a formação de caráter e espiritualidade, com um Deus repleto de dogmas e afastado da própria racionalidade e de nossos corações. 

Mesmo assim a humanidade sobreviveu à Idade Média, à Colonização, à Escravização, ao Imperialismo, às Guerras Mundiais, ao Racismo, aos falsos profetas e às falsas religiões e à Xenofobia. Só parece não ser capaz de superar a idiotice crescente nos cenários político e social, com a extrema direita demonstrando toda a sua insanidade moral, intelectual e espiritual, pregando uma economia desvinculada das pessoas e uma religião que se preocupa com dogmas e a exclusão, e não com a diversidade e imensidão humanas.

A visão tosca materialista da extrema direita deve ser questionada e rebatida, em prol da sobrevivência daquela essência que os antigos profetas, sábios e intelectuais pregavam ao falar de Alma, Vida e Amor, razões para questionarmos quem somos, o que fazemos e aonde estamos.

Quando a Filosofia reencontrar na Espiritualidade o seu complemento, a Humanidade se fortalecerá, pois todos os sentidos colaborarão com aquilo a que denominamos inteligência e, por consequência, a busca de respostas para as questões mais profundas e antigas do ser humano, promovendo a consequente pacificação de nossas Almas.

A ciência não existe por si só. É uma ciência criada e voltada ao homem, que busca sempre uma resposta para a sua existência. E existência em seu sentido mais amplo nada mais significa que a própria Espiritualidade (que em essência é a busca completa, sem preconceitos, do significado da vida e não se confunde com a religião Espírita ou com qualquer outra Religião).

Talvez a humanidade sobreviva à ignorância da extrema direita que domina os cenários político e econômico, e até religioso, mas para isso precisará da busca de respostas que somente a Ciência e a Espiritualidade são capazes de propiciar.

Que a Razão, aliada à necessária Espiritualidade, conduza o destino da Humanidade ao amor, à vida e à simplicidade, e a salvem da irracionalidade da vontade de ser Deus, característica imanente da extrema direita que domina a nossa sociedade.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________