quarta-feira, 21 de março de 2012

Janela para a cultura árabe

Espaço Bibliaspa (foto), no bairro Santa Cecília, em São Paulo, é opção de passeio e pesquisa para quem deseja conhecer melhor a cultura árabe.


Há uma infinidade de espaços em São Paulo dedicados a divulgar culturas de lugares, expressões artísticas e até religiões. E no meio deste universo está também a cultura árabe e os seus endereços. Um deles é na rua Baronesa de Itu, 639, no bairro Santa Cecília. Ali fica a sede da Biblioteca América do Sul – Países Árabes (Bibliaspa), que além de expor objetos relacionados ao mundo árabe, dispõe de um espaço dedicado à leitura e à pesquisa em um casarão restaurado.
Marcos Carrieri/ANBA

Biblioteca tem livros em diversos idiomas

Quem for à biblioteca da Bibliaspa vai encontrar muitos livros sobre um dos principais artistas árabes do século 19: o pintor e escritor libanês Gibran Khalil Gibran (1883-1931). Há também exemplares do livro sagrado do Islamismo, o Alcorão. Estes estão, também, entre os mais lidos pelos frequentadores do local. Mas não é só. Há livros de fotos como "Image of women" (Imagens de Mulheres) da pesquisadora de Oriente Médio Sarah Graham Brown. Nesta obra ela explica, por meio de fotos e textos, histórias de mulheres árabes entre os séculos 19 e 20. O quadrinista Joe Sacco, famoso por retratar a realidade palestina em seus desenhos, também é parte do acervo com o livro "Na faixa de Gaza".

Há livros em português, árabe, inglês, francês e espanhol. Há enciclopédias, romances, livros de filosofia e até relatos de viagens, como é o caso de "Ébano", do escritor polonês Ryzsard Kapuscinski. Neste livro ele retrata suas aventuras pela África. Há também livros que relatam a chegada da cultura árabe a regiões distantes, como "A Colônia Árabe no Amazonas", de Gaitano Antonaccio.

Nem todos os livros do local têm relação direta com o árabe. Afinal, a Bibliaspa promove a troca de experiência entre a cultura árabe e a brasileira e sul-americana. Se entre um livro e outro sobre o mundo árabe der saudade dos grandes autores brasileiros, lá estão "50 contos selecionados de Machado de Assis" e "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto. A maior parte das obras da Bibliaspa, que foram doadas, é dedicada a ajudar o leitor a compreender mais e melhor o mundo árabe. E não é à toa.

O espaço da Bibliaspa foi criado, de acordo com o professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Paulo Farah, para mudar a opinião das pessoas a respeito da cultura árabe. Por isso, é um local em que se pode pesquisar sobre o mundo árabe e os países do Oriente Médio e do Norte da África e realizar eventos culturais e educativos sobre o assunto. "As pessoas acham que a cultura árabe é algo do passado. Queremos mostrar que ela é moderna, diversa e que tem muito o que dialogar com a cultura de países como o Brasil e da América Latina. Temos muito o que aprender com eles", diz Farah, que é diretor da Bibliaspa.

O espaço também recebe exposições

Os livros são parte fundamental do acervo da Bibliaspa, mas não a única. O espaço também expõe objetos usados no mundo islâmico, como o porta-Alcorão, e obras de arte com referência ao mundo árabe. É o caso da exposição "Aquarelas Árabes". Além disso, oferece cursos para jovens e adultos. Neste segundo semestre, o local vai oferecer aulas de dança árabe, um curso de literatura árabe e outro de história. Há vagas, também, para aulas gratuitas de língua árabe para jovens entre 14 e 19 anos do ensino médio ou ensino fundamental. As atividades da Bibliaspa não acabam aí.

Em março, o espaço recebeu o 2º Festival Sul-Americano de Cultura Árabe. Em dezembro, vai apresentar uma mostra de cinema. Apresentações de teatro também estão previstas para ser realizadas lá. Grande parte dos frequentadores do local é formada por estudantes e pesquisadores sobre o mundo árabe ou islâmico. Mas a Bibliaspa é aberta a qualquer um que quiser conhecer mais uma cultura das tantas que se encontram em São Paulo.

A Bibliaspa é o braço cultural da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), iniciativa de aproximação entre governos árabes e sul-americanos. Além de manter o espaço em São Paulo, o organismo cuida da promoção das relações culturais entre as duas regiões.

Serviço

A Bibliaspa fica na Rua Baronesa de Itu, 639, Santa Cecília, São Paulo – SP. Informações no telefone 3661-0904 ou no site http://www.bibliaspa.com.br/

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________