Hoje é um dia especial para os árabes. Não. Não se trata de um dia para se comemorar nos países árabes, mas uma data significativa para aqueles que para cá imigraram e também para os seus milhões de descendentes.
Hoje é o dia da imigração árabe, que ocorreu significativamente a partir da visita do imperador D. Pedro II ao Egito, Jordânia e Líbano. Faz mais de 130 anos que uma grande massa de sírios e libaneses, conhecidos por turcos devido ao passaporte turco-otomano que sustentavam, vieram para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas e tantos outros cantos e recantos do país.
25 de março também é o nome de um conhecida rua comercial na cidade de São Paulo. Como todo mundo árabe, essa rua reúne multidões e diversidades. O mundo árabe é assim, um aglomerado de tudo um pouco e um pouco de tudo, permitindo que haja árabes negros e árabes de olhos claros e loiros. Os árabes são muito mais diversificados que qualquer outro povo europeu ou asíático, com o alfabeto mais antigo da humanidade e um hábito de fazer amizades através do comércio.
Hoje as grandes potências fazem guerras pelo comércio, mas nem sempre foi assim.