domingo, 18 de dezembro de 2011

A GELADEIRA!

Entrei numa fria. E quem me colocou nisso? A minha geladeira. Depois dizem que ela não funciona. Ah, isso é a mais pura inverdade.

Essa minha geladeira, o meu xodó, tem mais de 17 anos, é boa, funciona direitinho, mas tem uns detalhes a serem consertados: está enferrujada, a lâmpada está queimada e muitas grades estão quebradas. Ah, mas ela funciona e ainda economiza eletricidade, mesmo sendo antiga. E o que é melhor: gela e congela. Afinal, geladeira não foi feita para gelar e congelar? Se querem uma obra de arte na cozinha, que coloquem um quadro de um artista renomado, como Picasso, Van Gogh ou outro, dependurado sobre a geladeira. A minha tem o meu toque. Não que eu seja um artista, muito pelo contrário. Na verdae, eu tentei pintar a porta, para esconder as ferrugens e ficou algo surreal. Está bem... confesso... ficou horrendo! É, mas ela está lá, escondida na cozinha, que eu sempre deixo com a porta fechada. Assim, ninguém a vê e, por consequência, não me enche! É, mas não é bem assim.

A minha geladeira já presenciou uma porção de namoradas. E sobreviveu a elas e até a mim. Eu sei que algumas das minhas exs não gostavam, mas não que dissessem algo, mas pela cara que faziam. Parecia faltar palavras a elas... Como eram gentis, não tinham coragem de falar para mim que a geladeira era algo medonho. Mas eu sei que é, mas funciona!

Tive uma namorada que odiava a geladeira. Todo dia fazia questão de criticá-la. Ah, aquilo me irritava. Ela vivia dizendo para eu comprar uma nova, que estava barata e coisa e tal. Aí eu falava a ela: você está velhinha e me faz feliz. Mesmo assim teria que trocá-la? Ela ficava com ódio, me olhava feio. Dava a enten der que iria me xingar, mas não retrucava. Foi isso durante dois anos.

Quando achei que estaria livre das críticas, minha mãe e minha irmã começaram a falar da geladeira. Mal, obviamente. Foi só eu deixar a chave de casa com os meus pais, durante uma viagem que fiz, que a minha mãe e a minha irmã já aproveitaram para xeretar a casa de um homem solteiro e aproveitaram para ficar criticando o que qualquer homem do mundo faz, o que inclui quase que necessariamente ter uma geladeira velha.

Cheguei de viagem e o meu pai me avisou: "filho, a sua irmã e a sua mãe implicaram com a sua geladeira. Falaram que ela não funciona e ela esquenta, até".  "Quanta inverdade", pensei!

O tempo passou, até que... no Natal, a minha irmã me disse: "está na hora de se dar um presente. Que tal uma geladeira?" Eu disse a ela que estava feliz com a minha geladeira e que não precisava gastar dinheiro a toa. Aí ela veio com o sermão da montanha: "a geladeira está velha, enferrujada, não funciona e até esquenta". "Esquenta?", eu perguntei. Obviamente a minha geladeira não é um fogão. Ela fica com o lado externo quente, eu sei, mas por dentro está toda geladinha, refrescante, convidativa... Ah, qual homem não gosta de ter uma... geladeira convidativa?

Bem, essa história deu pano pra manga e até hoje não nos falamos. Não admito que falem mal da minha geladeira. Um dia olharão a pintura que fiz na porta e avaliarão esse artista escondido sob as vestes de um advogado.Talvez avaliem mal, mas vou me preparar para pintar a minha nova geladeira, quando tiver uns 70 anos.

Vindo para os dias atuais, o bairro em que moro ficou 24 horas sem luz, devido às chuvas e suas consequencias. Foi uma época difícil. Ao chegar do trabalho tive que subir toda a escadaria a pé e na manhã seguinte ainda tive que tomar banho gelado. Obviamente não na geladeira, mas no chuveiro do banheiro, oras! Desci as escadas a pé e fui trabalhar. Ao voltar, vi que a luz já havia voltado. Abri o congelador e não é que tudo estava bonitinho e congelado? E ainda tem gente que tem coragem de falar mal de uma geladeira que nem a minha. Aposto que as delas, no lugar da minha idosinha, estariam encharcadas com a água do gelo descongelado e, o que é melhor para a minha vingança, ainda teriam perdido tudo o que congelaram.

O que importa na geladeira, não é a idade, a aparência, se a porta está quente, se a parte externa e as grades estão enferrujadas e se a lâmpara interna não funciona, mas sim se ela gela e congela. Se faz isso, muito bom. Hoje em dia, as geladeiras são bonitas, têm até as de aço escovado, e custam uma pequena fortuna, mas na hora de gelar, tudo vira uma novela, coisa típica do Brasil. A minha, não. Lembra a Betty, a feia, de baixa audiência, mas que agrada quem dela precisa. É, as dos outros parecem-se com as novelas da Record, SBT, Bandeirantes e Globo, cheias de recursos de iluminação, atores famosos e publicidade por todos os cantos, apenas isso.

Um viva à geladeira das antigas, que faz o que dela se espera: gelar e congelar!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________