Saiu uma importante matéria no site da RT que diz que o Paquistão está solicitando reparação aos países ricos pelos danos sofridos com as inundações provocadas pelo aquecimento global.
A matéria cita que a Ministra paquistanesa do Clima, Sherry Rehman, deu entrevista ao jornal britânico The Guardian, apontando os países ricos e grandes corporações, essas com lucros líquidos maiores que o PIB de muitos países, como os maiores responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa, que acabam por ocasionar eventos trágicos como secas, nevascas e inundações nos países com economias em desenvolvimento. Assim, segundo ela, seria justo que os países ricos e as grandes corporações paguem reparações aos países mais pobres atingidos pelos desastres climáticos.
A ministra cita que o Paquistão não contribui com 1%, sequer, para as emissões de gases de efeito estufa, mas sofre muito com o aquecimento provocado pelas maiores economias do globo. Para ela, o aquecimento global é uma “crise existencial ”.
As fortes inundações no Paquistão afetaram 33 milhões de pessoas e mataram pelo menos 1.265, das quais 441 são crianças. Além disso, as fortes chuvas arruinaram 90% das colheitas da região agricultável do país.