segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A CRISE ECONÔMICA, AS DOENÇAS, AS CATÁSTROFES E A SECA NO BRASIL SÃO CONSEQUÊNCIA DA GRAVE CRISE MORAL DE CADA BRASILEIRO E DOS RUMOS DO PAÍS

Esse texto não agradará a todos. Ele tem base em especulações (especulação porque não foi nem poderia ser comprovado cientificamente) espirituais e algumas correlações com o comportamento dos nossos governantes.

Mas é algo em que acredito piamente desde 2014. Mas para acreditar você tem que ter um pouco de fé e amar a esse povo e também a essa Terra.

Catástrofes ambientais, febre amarela, dengue, a maior seca da história do sudeste, crise econômica, corrupção, crime organizado dominando cidades e até se infiltrando em todos os Poderes da República...

foto: El País

Tudo isso aconteceu ao mesmo tempo no Brasil por mera coincidência?

As doenças, as secas e a corrupção não são eventos inéditos. As doenças e as secas existem desde os primórdios. A corrupção com certeza, existe há mais de dois mil anos, talvez 5 ou 10 mil anos, mas não dá para precisar a data do seu surgimento. Talvez seja desde a primeira relação envolvendo poder e interesses pessoais.

O problema é que o Brasil, formado por etnias tão diferentes e com base no povo indígena, tradicionalmente tolerante, tem se tornado radical, intolerante.

Um país formado por imigrantes repudia aqueles que necessitam vir para cá para salvar a própria vida. Um país com maioria da população negra os discrimina descaradamente. Um país formado com base nos costumes indígenas não se preocupa em manter a cultura dessas Nações. Um país tão rico nunca foi tão injusto com os seus pobres e miseráveis. Um país que caminha para o radicalismo, e não apenas para a já grave intolerância, vai para um caminho que não é o correto.
  
Já ouvi de pessoas espiritualistas que o que sofremos no Brasil é consequência do desvio do nosso caminho.

O Brasil é riquíssimo, mas, segundo o que li e ouvi, esse individualismo, radicalismo e desconsideração pelos próprios brasileiros e por aqueles que necessitam de abrigo está a nos fazer enfrentar uma energia cruel e que está devastando o nosso futuro, até então promissor.

O país com a maior fonte de água potável do mundo sofre com a seca. Um país rico em produção agrícola e animal vê parcela considerável de sua população sofrer de inanição. Um país riquíssimo em produção de energia pela cana, mais rico em minérios e um dos que possuem as maiores fontes de produção de petróleo, e com um sistema financeiro desenvolvido, não consegue distribuir parcela condizente dessa riqueza para a população necessitada, para a educação e a saúde públicas. Um país rico em plantas medicinais, em cura espiritual, com bons médicos e hospitais particulares, e alguns públicos, vê parcela de sua população ser atingida por doenças de décadas e séculos atrás.

Provavelmente não parará por aí. Sofremos essas catástrofes por desviarmos do nosso destino.

O nosso destino? Ao que me parece, as nossas raízes indígena, negra, miscigenada, sempre mostraram o caminho, o nosso destino: tolerância e aceitação do diferente. 

Enquanto não voltarmos a termos uma postura de tolerância e aceitação, de respeito com o nosso povo e com aqueles de fora que necessitam de abrigo, não estaremos aptos a sermos dignos de conduzirmos o mundo a um novo papel. Ao contrário, não teremos sequer solução para os nossos problemas que se tornarão cada vez mais insolúveis.

Dizem que o Brasil historicamente não é e nunca foi rico só para si. E não foi, mesmo. Enriqueceu Portugal e Inglaterra. Hoje, enriquece os países mais ricos do planeta, as multinacionais que remetem lucros enormes para fora e os bancos que remetem juros astronômicos para as suas matrizes. Mas o nosso destino poderia ser melhor. Poderíamos alimentar o mundo, produzir energia para o mundo e matar a sede do mundo. Poderíamos ser o abrigo moral, espiritual e da solidariedade do planeta.

Queremos seguir os caminhos de outras Nações que estão em decadência econômica e moral e que não têm o mesmo destino que o nosso país.

Precisamos amar mais essa Terra, esse Povo e a própria Humanidade. Quando o Brasil voltar a seguir o seu caminho, segundo dizem, voltará a ver progresso, mesmo que o mundo esteja em guerra ou desarmonia.

O Brasil não terá a maior economia do planeta. Esse não é o nosso destino. Mas poderíamos viver bem, cuidar das pessoas e não esquecermos da nossa origem, que está a definir o nosso destino.

Recebemos imigrantes que vieram aqui para colonizar, europeus que vieram para trabalhar, negros que vieram, escravizados, para trabalhar sem ter esperança de um futuro digno, mas hoje pouco fazemos por aqueles que mais precisam, os excluídos de sempre, e aqueles que não têm lares por conta de guerras provocadas pelas grandes potências econômicas e militares do planeta.

O nosso destino não é a guerra nem tampouco o ódio. Isso nos afasta do nosso caminho.

A energia do equilíbrio e do reencontro com a energia liberada na nossa Terra nos traria harmonia necessária para sermos menos injustos. Mas isso depende de cada um. A missão do país está em nossas mãos.

Os nossos governantes têm um papel a desempenhar. Não deixemos que eles se afastem do nosso caminho e que corrompam a esperança, a fé e a própria certeza de que a solidariedade é um dos grandes caminhos para aquilo que chamamos de aproximação com o Criador.

O Brasil está regredindo como nunca, o que, além de afetar toda a ordem natural das coisas, parece ser a causa direta das doenças, das secas e das catástrofes ambientais nunca dantes vistas.

Acredito no que me falaram. Não é mera coincidência. É consequência.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________