Carla Zambelli renuncia a mandato, mas por qual motivo faria isso agora, antes mesmo de esperar a decisão se Hugo Motta, ouvido o corpo jurídico da Câmara, a respeito de se deveria cumprir a determinação do STF?
Você pode não gostar do Ministro Alexandre de Moraes, mas ele está corretíssimo ao determinar a perda imediata do mandato de Zambelli. Ela foi condenada a pena alta de e de regime inicial fechado e não teria como comparecer às sessões da Câmara. A Lei, assim, determina a perda do mandato nessas condições. Não é abuso de poder. Quem teria praticado abuso de poder teria sido Motta por descumprir a decisão anterior de Alexandre de Moraes e a própria legislação em vigor. Cabe ao Sr. PGR avaliar a propositura de ação penal pública por desobediência a ordem judicial.
Mas, ao contrário do que apregoa a extrema direita, o STF e a PGR estão muito tolerantes com os excessos do legislativo. E isso enfraquece a Democracia.
Parece ser óbvio que Zambelli quis evitar um desgaste a Hugo Motta. O cumprimento da decisão do STF, agora, por ele, seria uma desmoralização ainda maior ao presidente da Câmara.
Então, tudo leva a crer que houve, sim, um prévio acordo entre ele e Zambelli, bem como possivelmente a outros envolvidos.
Desta forma, está certíssimo o presidente Lula ao temer a Câmara dos Deputados em 2026. Motta mostrou estar claramente a serviço da extrema direita.
Se, por um lado, o bolsonarismo tende a sangrar e perder força já nas próximas eleições, o centrão, eternamente corrupto e corruptor, tende a se aliar com a direita e parte da extrema direita.
Dois presidentes de partidos do centrão estão sendo investigados por ligações com o PCC. No Rio, há denúncias de que o governador é aliado muito próximo não apenas do presidente da assembleia, já afastado, mas dos chefões do Comando Vermelho.
E são esses mesmos políticos que comandam e tentam fazer alardes sobre segurança pública, mas que em seus projetos legislativos promovem a proteção explícita e também discreta das organizações criminosas, com enfraquecimento de nossa principal força policial, a Polícia Federal. Foi assim na PEC da bandidagem, na PEC da segurança pública e até no projeto de lei da dosimetria da pena.
A quem atendem o centrão, grande parte da direita e a extrema direita? A eles mesmos e aos comandos criminosos.
Parte do centro e da centro direita ainda é confiável. São os deputados e senadores que não se renderam a Hugo Motta nem ao discurso fácil, tosco e radical. É o grupo ético do centro e da direita.
Cabe ao eleitor expurgar o velho e pernicioso centrão corruptor do Congresso Nacional já nas próximas eleições! Esse centrão sempre fez mal ao Brasil e aos brasileiros.