Matéria publicada no jornal chinês Global Times revela a preocupação do governo chinês em, ao mesmo tempo, manter sua capacidade produtiva, gerar empregos e inserir os mais idosos no mercado de trabalho.
Leia abaixo trechos da matéria.
Um engenheiro treina um robô humanoide inteligente para trabalhar como gerente de lobby de banco em Xangai em 16 de julho de 2024. Esse tipo de robô é equipado com tecnologias de inteligência artificial, como visão, audição e fala. O robô já foi treinado em consultas comerciais de lobby de banco, entre outras funções. Foto: VCG
A China lançou 19 novas profissões para acompanhar a demanda de novas forças produtivas de qualidade, de acordo com o Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social (MHRSS) na quarta-feira. Observadores disseram que as novas profissões sugerem que os candidatos a emprego devem estar mais abertos para se ajustar ao ambiente em mudança. Além disso, os idosos jovens (geralmente se referindo à idade entre 65 e 74) que são bem educados podem explorar a possibilidade de transição para uma carreira em tecnologias digitais e inteligentes como uma forma de se adaptar à sociedade envelhecida.
As 19 novas profissões incluem pessoal de operações e manutenção inteligentes baseados em nuvem, equipe de aplicação de sistema de inteligência artificial generativa e especialistas em operação de crescimento de usuários, bem como 28 novas categorias de empregos, como especialistas em recrutamento ao vivo. Esses novos empregos foram incluídos na Classificação Ocupacional Nacional (NOC). (...)
Outras novas posições nutridas pela economia digital são âncoras online e especialistas em operações de crescimento de usuários. (...)
Em junho, a taxa de desemprego urbano pesquisada do país ficou em 5%, com a situação do emprego permanecendo geralmente estável, de acordo com o MHRSS. (...)
Observadores disseram que com a atualização da tecnologia digital e o desenvolvimento contínuo da sociedade nos últimos anos, uma série de novas ocupações foram aprovadas pelo estado e estão aparecendo cada vez mais ao nosso redor. Essas novas ocupações oferecem aos candidatos a emprego direção e mais opções. (...)