quarta-feira, 8 de maio de 2024

CIDADE DE SÃO PAULO. O TURISMO COMO PLATAFORMA DE ESQUERDA

Não são apenas os direitos à saúde, educação e trabalho plataformas de esquerda! O direito à cultura e à segurança também o são. E como consequência óbvia desses direitos fundamentais individuais e coletivos, em São Paulo o direito à cidade crescer com o turismo, que engloba por si só todos esses outros direitos, também deve ser uma plataforma de esquerda e do(a) candidato(a) à prefeito que se julgue dessae lado da esfera política. É o turismo que assegurará trabalho, renda e a preservação da cultura, além de necessariamente fomentar uma segurança eficiente e eficaz.

Os direitos à saúde, educação, trabalho, cultura e segurança compõem não apenas os direitos fundamentais protegidos pela Constituição Federal, mas os direitos humanos amparados por tratados internacionais e pela própria Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Considerando-se tais direitos e a necessidade de que a Cidade de São Paulo tenha empregos e renda para proporcionar melhorias aos cidadãos, nada mais propício e lógico que utilizar um dom que São Paulo tem, o de atrair ainda mais turistas. Hoje, São Paulo tem muitos turistas que se voltam aos shows e aos negócios empresariais, inclusive de pequena monta, como compra de produtos no Brás, na José Paulino e na 25 de Março para revenda. A cultura em São Paulo também atrai um público do interior e de cidades vizinhas, mas pode utilizar a cultura como pretexto para atrair turistas de todos o Brasil, América do Sul e até de outros países mais distantes. Potencial não falta.

Obviamente a música e os shows musicais integram cultura em seu sentido lato. Porém, quando me refiro a cultura nesse texto, quero dizer a apresentações teatrais, cinema e museus, que são pouco explorados turisticamente.
 
São Paulo tem boas peças teatrais e inúmeros teatros, além de boa produção cinematográfica e uma vasta rede de salas de cinema, inclusive e principalmente os de rua, tão valorizados pelo público que gosta da cultura mais cult. E também temos museus incríveis, únicos.

Assim, o investimento em cultura e a preservação dos espaços culturais, incluindo aí as salas de teatro, cinema e museus, se faz imprescindível aos munícipes (com a qualificação que o turismo exige, o emprego e a renda geradas pelo turismo) e municípios. Porém, ao mesmo tempo, turismo não sobrevive se não houver segurança pública eficaz e eficiente, que garanta à população e ao turista o mínimo de paz de espírito.

Desse modo, considerando-se os limites das guardas civis metropolitanas, a segurança proporcionada pelos prefeitos adviria não apenas de suas ações ostensivas, por meio de policiamento motorizado (carros, motos), bicicleta e a pé, mas de vigilância por meio de câmeras fixas ou em drones, onde o monitoramento eficiente permitiria o imediato acionamento de viaturas da guarda civil e das polícias civil e militar estrategicamente posicionadas para uma ação imediata de repressão ao crime.

Digo e repito mais uma vez que a segurança pública não diz respeio à direita, sempre ineficiente e demagógica, que permite excessos corporativos e o desvio das ações policiais, prejudicando a prestação do bom serviço de segurança pública. Segurança pública é matéria afeita à esquerda, que pondera limites e necessidades e, portanto, maior eficiência e eficácia do serviço. Vide como a segurança pública era à época do governador Mário Covas, com uma polícia eficiente, eficaz e cidadã, um exemplo para o Brasil e o mundo.

O Brasil, hoje, dominado pela direita, vive um caos na segurança pública! Nesse aspecto, a Cidade de São Paulo pode dar um bom exemplo de como ajudar a lidar com a segurança pública, que como consequência, desde que haja boa articulação com outras áreas, poderá fomentar ainda mais o turismo e a ampliação e qualificação da prestação de serviços, dom de nossa população e da nossa cidade.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________