Esse insucesso se reflete diretamente no agravamento da crise nos setores de comércio e de turismo locais, com reflexos em outras áreas.
Violência pura não resolve problema algum, pelo contrário. Violência gera mais crises que deverão ser solucionadas pelos governantes e aumenta o ódio da população atingida, além de gerar temores, pelos cidadãos, quanto às políticas públicas adotadas pelos governos locais. Isso além de proteger, indiretamente, os cabeças das organizações criminosas, nunca atingidos por tais ações limitadas à base do crime.
Ações coordenadas e o fortalecimento dos setores de inteligência devem ser as ações imediatas, juntamente com o aumento expressivo do policiamento ostensivo nas regiões mais críticas.
Todos os cidadãos, de todas as classes sociais, têm direito à segurança pública eficaz, eficiente e que zele pela cidadania.
Embora a qualidade da educação e da saúde públicas evidenciem o grau de civilidade de um dado pais, é a questão da segurança (pública) o que atinge de pronto o cidadão, cabendo aos governantes, assim, agir pronta e eficazmente nesta questão.
Como já mencionei em textos anteriores, a esquerda não foi capaz de enxergar essa prioridade e a direita é severamente incompetente e adota meios já ultrapassados e antiquados para resolver essa questão, inclusive agravando o problema da insegurança.