Penso que os meios de comunicação não cumprem o seu papel social na maior parte do tempo. Preocupam-se basicamente com o sensacionalismo e a audiência, não importando tanto o que se produz, contanto que reverta em lucro para a empresa.
É assim ao noticiar crimes, situações dramáticas, pensamentos comuns e pouco aprofundados e reverberar discursos simplistas contra os direitos civis e humanos.
Os meios de comunicação que assim agem, nada mais foram que precursores de muitos canais de extrema direita do youtube e de páginas radicais nas mídias sociais.
Os meios de comunicação têm uma grande responsabilidade social e um papel importante a cumprir, e muitos os desconsideram no dia a dia, em prol da audiência e da fácil lucratividade.
Muitos veículos desses mesmos meios já serviram de canal para a alfabetização e para a formação escolar, divulgaram documentários históricos nacionais e séries baseadas no melhor de nossa literatura.
Os meios de comunicação têm que colaborar na formação educacional, na divulgação das artes e da cultura nacional, no fomento de produções baseadas na história nacional, na informação voltada à formação da cidadania e nos respeito e promoção dos direitos civis e humanos.
Se formos considerar o exposto acima, poucos canais estariam cumprindo o seu importante papel social, estando inaptos à concessão ou autorização pelo poder público.