quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O CAPITALISMO EXTREMADO COMO CAUSA MAIOR DOS PROBLEMAS SOCIAIS E DA IMPLOSÃO DOS ESTADOS-NAÇÃO

Dou continuidade ao texto que abordava as cracolândias e me aprofundo ao justificar como o capitalismo moderno, dos extremos, ser a causa maior da proliferação desses vazios de Estado.

Recordo que denomino o capitalismo vigente de capitalismo extremista por ser criador de permanentes extremos, de riqueza e de miséria, de paixão cega e de ódio, de Estado como provedor do capitalismo e de aniquilamento do Estado apaziguador e de bem-estar, e de movimentos políticos personalistas e contrários à civilização e humanização.

É a demonstração clara de fracasso do capitalismo extremista em resolver os problemas dos países. Embora a voz predominante nos meios sociais defenda o capitalismo dos extremos com veemência, é ele, na verdade, que cria vários problemas e os agudiza, implodindo os Estados-Nação.

O capitalismo atual, dos extremos, cria a falsa impressão de crescimento e visa enfraquecer as estruturas estatais, privilegiando os interesses de poucos. O capitalismo, como um todo, não é mágico, mas cruel, movimentando o capital e centralizando-o nas mãos de poucos, criando assim consumos concentrados e obras faraônicas, o que é capaz de seduzir as mentes mais doentias das classes médias e de políticos, abandonando parcela da população e questões vitais a qualquer país a último plano. Ao mesmo tempo, o capitalismo atual debilita por dentro os Estados, destruindo conquistas históricas e promovendo, ainda que involuntariamente, o extremismo e o ressurgimento de movimentos fascistas e neonazistas, como temos visto com abundância, inclusive em Israel e países que sofreram com tais regimes na segunda guerra mundial.

Os Estados se despersonalizam com o capitalismo moderno e tendem a fragmentar-se ou a implodir. É o que possivelmente ocorra em poucos anos, talvez em uma ou duas décadas, ou menos, com alguns países europeus e os Estados Unidos.

O Brasil sofre com a fome e a miséria e isso se torna mais visível às classes mais favorecidas, que se deparam com um grande número de pedintes nos faróis, um número cada vez mais explosivo de pessoas em situação de rua e de pessoas despersonalizadas aos milhares nas diversas cracolândias. E precisamos resolver esses problemas. Precisamos de uma Nação sadia, próspera, e não fragmentada, debilitada. O capitalismo pode existir, mas tem que ser controlado para evitar os seus males mais profundos, não permitindo excessos que enfraqueçam a sociedade e o próprio Estado.

A privatização, como regra, é um erro e tem sido implementada como se significasse modernidade e prosperidade. Ao contrário. Em um país com tantos problemas sociais, o serviço público tem um papel importante. O que deve haver, ao contrário da privatização, é o aperfeiçoamento do serviço público, para que alcance eficiência e maior proximidade com o cidadão. Essa, sim, deveria ser a prioridade.

Porém, privatizações criam a possibilidade de empregar apadrinhados, violando legalmente a regra do concurso público, além de ser grande canal de corrupção e até facilitadora desta, ao diminuir a fiscalização por concursados.

O Brasil trilha um caminho equivocado, que ainda é possível corrigir. A cracolândia demonstra às claras os erros. Só não vê aqueles que não são capazes de perceber os dramas pessoais alheios e o da própria sociedade e país em que vive.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________