quarta-feira, 30 de agosto de 2023

O BRASIL TEM POTENCIAL E PODE FAZER A DIFERENÇA EM UMA NOVA ORDEM MUNDIAL, MAS HÁ FORÇAS QUE SE CONTRAPÕEM INTERNA E EXTERNAMENTE.

Não há dúvidas de que o Brasil tem riquezas cobiçadas pelas grandes potências: minério, petróleo, água e uma posição estratégica.

Assim, de nada adianta defender o alinhamento incondicional aos Estados Unidos ou à Rússia ou até à China. Todos esses países, em maior (EUA) ou menor grau (Rússia e principalmente a China), têm comportamentos imperialistas. O primeiro demonstra voracidade (EUA) com qualquer país que possa colocar a sua hegemonia ou seus interesses geopolíticos e econômicos em risco. A Rússia age militarmente com os seus vizinhos e países periféricos e a China, que evita conflitos bélicos diretos, têm questões fronteiriças com diversos vizinhos.

O Brasil, assim, deve primar pela sua independência e bom relacionamento com todo e qualquer país, sempre buscando valorizar parcerias econômicas e tecnológicas, sem um alinhamento incondicional, já que qualquer potência com viés imperialista ou interesse de dominação comercial, em um momento de fragilidade do Brasil, tentará impor a sua vontade  através de pressão econômica e até militar.

Com os seus vizinhos, o Brasil deve fortalecer alianças militares, visando diminuir incidentes, ampliar a proteção de todo o continente e erradicar golpes militares que possam prejudicar seus interesses.

Ao lado disso, o Brasil deve promover um choque educacional e de cidadania, fortalecendo e melhorando o sistema educacional, com fortalecimento do respeito à cidadania e à democracia, a partir dos servidores públicos civis e militares. Os servidores devem servir à Pátria e não aos interesses pessoais.

As Forças Armadas, na defesa dos interesses estritamente nacionais, deve ser valorizada e reestruturada, de forma a amoldar-se aos avanços tecnológicos, aos regramentos constitucionais e aos interesses estritamente nacionais, sem que sofra influência de escolas militares de outros países. Parcerias não exclusivas e não direcionadas e sem manipulação ideológica sempre são bem vindas. Os militares devem ajudar o Brasil a preservar a sua democracia e a firmar a sua independência tecnológica.

É interessante e geopoliticamente inteligente que o Brasil participe dos BRICSs e do G20. O Brasil tem que defender os seus interesses acima de qualquer ideologia. Precisamos tornar o Brasil grande economicamente, educacionalmente avançado e proporcionar o bem-estar a todos os brasileiros. Não é difícil! Basta seriedade e compromisso do governo, dos servidores e de todos nós!

Jamais seremos uma potência econômica se muitos continuarem a pensar apenas em si mesmos. E o nacionalismo não pode ser um discurso vazio ou objeto de ódio ao estrangeiro, mas, acima de tudo, amor pelos brasileiros e pelo o que o nosso país significa e pode fazer de bom por todos nós e por todos os habitantes do globo: serenidade, paz e prosperidade, afetando o mínimo possível a natureza já tão sofrida.

Não é por outro motivo que o Brasil sofre com a divisão da sociedade e com a divisão de valores humanos. São muitos os que pregam contra o futuro do Brasil, e aqui entenda-se como quiser, mas são muitos, mesmo, que chegam a ultrapassar a nossa capacidade de enxergar e imaginar. Cabe a cada um de nós que verdadeiramente ama o Brasil e a brasilidade defender o nosso povo e a nossa natureza dos ataques vindos de dentro e de fora.

Exercer a cidadania e explicar a importância do Brasil é um bom caminho no plano material. E se você tem uma espiritualidade forte, orar, rezar e meditar, atraindo bons espíritos, boas energias e vibrações positivas é importante para essa guerra atípica, não silenciosa e persistente que o país continua a enfrentar, agora de forma mais evidenciada.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________