O Deus de Moisés é o Deus da Força, da Justiça mediante a ira e do alcance do mundo ideal através da Terra Prometida.
O Deus de Jesus é o Deus do Amor e da Justiça mediante amor, acolhimento e ensinamento e atingimento do mundo ideal através da reforma interior.
O Deus do Velho e do Novo Testamento são muito diferentes, assim como os ensinamentos trazidos pelos seus Profetas ou Messias.
A extrema direita conservadora se baseia no Deus bíblico, assim como a esquerda e os liberais. O que as diferencia é o Deus adotado, o da Força ou o do Amor.
Os humanos vivem em fases diferentes, vivenciando ideais diferentes. O Cristianismo não conseguiu traduzir a mensagem de Cristo com a eficiência necessária, permitindo que muitas Igrejas Neopentecostais adotassem a imagem de Cristo com uma linguagem do velho Testamento, deturpando as mensagens Dele.
Os efeitos da dicotomia e dos equívocos vemos hoje nos Estados Unidos e no Brasil: discursos conservadores, com idealização da perfeição, julgamentos morais e distantes dos ensinamentos do Novo Testamento.
A Extrema Direita é contrária a tudo o que Jesus prega, ao Novo Testamento e aos ensinamentos do cristianismo primitivo e do catolicismo.