Ciro Gomes é o único político que diz pretender a presidência do Brasil e que apresentou um programa e projeto econômico e social para o país. Os outros ficam apenas na retórica do oportunismo.
E Ciro é massacrado pela mídia hegemônica, com exceções à CNN e à Band, que ainda dão um pouco de espaço ao candidato.
Mas a candidatura de Ciro, ao contrário do que gostaria a grande mídia, é a que apresenta a maior chance de sucesso, muito embora ele esteja, em empate técnico, no terceiro lugar, ao lado de Sérgio Moro.
Nesta quarta feira, 12 de janeiro, saiu uma pesquisa da Quaest e Genial Investimentos, que coloca Ciro Gomes como a segunda opção da maioria dos eleitores, ou seja, além do seu eleitorado fiel, Ciro Gomes ainda pode decolar com os votos de descontentes que teriam Ciro Gomes como segunda opção, o que poderia levá-lo a passar Jair Bolsonaro, inclusive. Nessa hipótese, Ciro Gomes estaria no segundo turno, disputando com Lula a presidência do Brasil, cenário imaginado (hipótese mencionada) há longa data por este blogueiro.
Ciro Gomes não só está vivo e forte como candidato à presidência do Brasil, mas tem sérias chances de chegar ao segundo turno.
Daqui até as eleições, o cenário imaginado é que Bolsonaro desinchará, crescerá e minguará. Lula perderá parte dos votos. Dória crescerá, mas não passará da quinta colocação. Moro crescerá até os debates, quando perderá muitos votos, isso se mantiver a sua candidatura à presidência. Ciro é o único que já parte de um cenário consolidado, com a segurança de que crescerá com os debates e poderá crescer ainda mais com os votos que têm como segunda opção.
Portanto, pode-se afirmar que Ciro está vivo e forte, preparado para o bom combate, com treino e experiência que lhe dão fôlego e capacidade de estar no segundo turno.
Grande parte dos outros, cheios de oratória e de falso moralismo, terão o seu merecido lugar no esquecimento do eleitorado e da história.