sábado, 29 de maio de 2021

UMA BRIGA ENTRE O BEM E O MAL QUE PASSA NECESSARIAMENTE PELO BRASIL



Fico a pensar nos sentimentos que tiveram os primeiros portugueses a pisar em solo de terra "brasilis". E a mente voa...

A primeira sensação, ao avistar terra firme, deve ter sido a de mistério, seguido da de fascinação. Avistar aquelas falésias coloridas brilhantes, areia, mar e mata, era de deixar qualquer um encantado. 

Ao descerem das naus, ouvindo o barulho dos bichos e aves, devem ter sentido um pouco de medo pela surpresa e pelo lado selvagem que a visita lhes reservava.

E, ao perceberem que se deparavam com mata virgem, com bichos e aves diferentes e homens e mulheres de pele mais avermelhada nus, devem ter percebido a pureza do lugar e a possibilidade de realmente criarem um Novo Mundo, longe do pecado difundido pelas Igrejas à época.

Alguns devem ter se apaixonado pelo Brasil e se encantado com as possibilidades que aquela terra lhes reservava: um novo tipo de vida! Outros, porém, devem ter pensado na exploração de toda a riqueza possível, vendo a terra, a mata, os bichos e gente como objetos a serem utilizados para o enriquecimento próprio ou da Coroa, não se permitindo ter sensibilidade em relação aos outros seres viventes.

Certamente, tal disparidade de sentimentos em relação ao Brasil perduram até os dias atuais. Uns, se sentindo pertencentes à energia emanada pelo vasto território, querendo construir uma Pátria Justa e Fraterna que respeite a todos, maiorias e minorias, preservando os bens que nossos antepassados nos deixaram e a Natureza que resistiu às explorações massivas dos períodos colonial, imperial e republicano: uma terra diferente da Europa e com outro sentido. Outros, porém, continuam a querer apenas a riqueza imediata, explorando a terra à exaustão, não se vinculando à terra "brasilis" e àquilo que lhe dá formatação, adorando, em seu lugar, costumes e modos de pátrias estranhas e longínquas.  

O Brasil é importante para a Espiritualidade por uma vasta gama de fatores que não me foi autorizado conhecer. Foi chamada de Pátria do Evangelho e de hospital de almas. O Brasil é para ser a Pátria do futuro, do Amor e da regeneração. É uma terra formada por amor e esperança por todos que cá estiveram, desde os primeiros indígenas, vindos de terras distantes, seja da África, da Oceania ou da Ásia, que buscavam uma terra mais calma para se viver, até os ocidentais, que aqui estiveram, também, para uma nova vida, muito embora sempre destaquemos a exploração da gente e terra pela Coroa. Esse amor emanado desde dez ou vinte mil anos atrás, ou mais, impregnou a terra e a energia do lugar.

E como onde há luz, a sombra se aproxima, os que veem nela apenas riqueza material para exploração também vieram para cá.

Creio que esteja em jogo, hoje, uma luta cristalina entre o bem e o mal, ainda que muitos não tenham percebido a revelação havida em cada gesto e em cada manifestação de bondade e de maldade, mas também está claro que há uma briga, decorrente daquela havida entre o bem e o mal, entre aqueles que realmente amam esse país e o que lhe dá caráter, buscando a sua preservação para as futuras gerações, e os que apenas querem explorar o povo, a terra e as almas à exaustão, sendo indiferentes às devastações, fome e mortes.

Não há apenas uma enorme briga entre o bem e o mal, mas há também, mais próximo e evidente para nós, entre aqueles que querem preservar o Brasil e os que querem exauri-lo, não se importando com nada e ninguém. 

A revelação de quem somos e do que fazemos está aí. Não poderemos mais esconder o bem e o mal que temos dentro de nós e que manifestamos a cada instante. A revelação da pureza, da verdade e do bem, que se contrapõe à ganância, ardil e maldade, quase concomitante à luta, já está ocorrendo! Se acredita, rezai, orai e vigiai.  Se não acredita, apenas se policie, também em benefício de sua própria alma e de sua Terra!

Está em jogo o destino individual da Alma de cada um de nós e também o de nossa Terra!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________