Qual país você diria ser a maior ameaça mundial? Irã, Coreia do Norte, China, Rússia, Estados Unidos?
Não. A maior ameaça mundial em vários aspectos, segundo a imprensa mundial, vem de um país da América Latina.
Geralmente imagina-se ser ameaça aos interesses do mundo ou das grandes potências um país com grande poder de fogo ou pólvora, um país que esteja atuando eficazmente com a chamada geopolítica soft ou um país que não se curve aos propósitos das grandes potências mundiais.
Porém, hoje, a grande ameaça mundial vem de um país que não tem grande poder de fogo, que não atua eficazmente na geopolítica e que tem se curvado diariamente aos interesses econômicos das grandes potências. E você deve estar se perguntando sobre o que esse país fez ou está fazendo para ser considerado a maior ameaça mundial atual e eu respondo que não foi uma coisa ou duas, mas uma porção de discursos, omissões e ações que colocaram o Brasil na posição de país mais perigoso do globo.
O país cujo presidente respondeu à ameaça de sanções do presidente dos Estados Unidos com o uso de pólvora; o país que está permitindo a queimada, a devastação e a invasão dos biomas amazônico e do pantanal sem ações efetivas de combate; o país cujo presidente apoiou Trump e cujo filho é apontado como provável apoiador e incentivador da invasão do Capitólio; o país cujo presidente tem vínculos estreitos com a extrema direita mundial; um país que tem fomentado e incentivado o uso de armamentos pesados pela população; um dos países do ocidente que mais tem cerceado as atividades de jornalistas, incentivando inclusive a agressão aos profissionais de imprensa; o país com uma das mais altas taxas de feminicídio e de transfobia em todo o globo; o país cujo número de mortes por covid-19 tem crescido vertiginosamente e assustado o planeta; o país que tem apresentado o surgimento de variantes do covid-19 que, ao aumentarem o contágio, também desafiam vacinas e os sistemas imunológicos naturais, pondo em risco não só a população local, mas a do próprio planeta.
O Brasil, hoje, é um risco à saúde do planeta. É o que dizem cientistas do mundo afora e a imprensa ocidental. E considerando-se as ameaças citadas acima, é um país perigoso sob a ótica da saúde física e também psíquica dos habitantes do globo.