quinta-feira, 2 de maio de 2013

LA ESCUELA DE TODOS LOS MUNDOS.

Tive o privilégio de estudar em uma das melhores Escolas de Cinema de todo o mundo, internacional e situada em Cuba, no meio do que existe de socialismo no hemisfério norte ocidental. Uma palavra para definir o que senti? Encantamento, puro encantamento.

Acredite, fica numa fazenda enorme com vários prédios construídos, cada um para agrupar um grupo específico, de acordo com a matéria de estudo. Reúne pessoas das mais diversas nacionalidades, desde cubanos (obviamente, pois se situa próxima da capital daquele país), passando por latino americanos (colombianos, venezuelanos, chilenos, argentinos, brasileiros, uruguaios, dominicanos), europeus (espanhois, portugueses, franceses, dinamarqueses, alemães), asiáticos (indianos) e, acredite, estadunidenses. Essas são as nacionalidades que consegui atestar, mas há muito mais. Lá não existe discriminação em razão de cor, raça ou nacionalidade. O objetivo é um só, estudar o que mais se gosta por lá: cinema.

Os professores são os melhores e de vários países. Há cineastas muito famosos que já passaram por lá, inclusive do cinema estadunidense, brasileiro e argentino, todos de renome. Há também diretores do circuito alternativo e de arte de primeira grandeza. Ou seja, é um lugar que reúne os grandes nomes da sétima arte, no meio da América.
É um lugar magnífico, único e mágico. Os professores, os profissionais envolvidos e os meros funcionários administrativos ou do restaurante são ímpares, sem igual.
A piscina enorme, quase olímpica, vive vazia. A prioridade, durante o dia, são os estudos. Mas à noite a coisa muda. Há festas e mais festas, e daí a oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro e fazer parcerias únicas.

O restaurante é um negócio a parte. A comida, confesso, não é das mais temperadas, mas me fez emagrecer muito. Quero saber quais os ingredientes que eles usavam. Um deles, com certeza, tem propriedades emagrecedoras...
Os médicos (sim, há um posto médico lá) são incríveis e utilizam-se não só dos métodos ocidentais, mas também da técnica mística oriental. E, segundo o que me disseram, parece mágica, pois conseguem resolver os problemas mais estranhos.
Bem, se você for lá encontrará não apenas vacas, cavalos e ovelhas, mas também muitos cachorros. Sim, animais de estimação deixados por estudantes que, em férias, voltaram temporariamente, para os seus locais de origem. Sem problema algum, todos convivem em harmonia.
Pena que não tenho muito tempo para refletir sobre o que escrever sobre La Escuela. Escrevi o texto em 5 minutos, pois tinha que trabalhar (sim, já havia voltado das minhas merecidas férias).

A Escola renomada em todos os cantos do planeta, foi criada da década de 90 por intelectuais latino americanos, com o apoio de Fidel Castro, e tinha a finalidade de ser uma escola de produção de cinema e vídeos de baixos orçamentos. Era mais voltada ao então Terceiro Mundo, em um período em que o planeta era bipolar (sim, tinha crises de bipolaridade imperialista), rasgado entre Estados Unidos capitalista e aparentemente democrático e a União Soviética comunista e um tanto totalitária.
La Escuela Internacional de Cine Y Tv de San Antonio de Los Baños, em Cuba, é única. Tive o privilégio e o orgulho de estudar lá. Foi um sonho feliz que se concretizou.  Pude conhecer mais sobre cinema, sobre Cuba, sobre pessoas maravilhosas e os povos, e também sobre sentimentos quase apagados no sistema capitalista, como solidariedade e compreensão.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________