Em um mundo com amplo acesso à internet, não há motivos para assinarmos jornais ou revistas que não possuem compromisso social ou o necessário compromisso com a própria verdade dos fatos.
Em um país como o Brasil, onde a mídia está nas mãos de meia dúzia de grupos de mídia, a internet fomenta o acesso à informação alternativa, e de mais qualidade.
Hoje, podemos acessar os mais diversos órgãos de imprensa, canais de televisão e blogs de qualidade do mundo inteiro, multiplicando as fontes de informação e a sua qualidade, utilizando, se necessário, dos sistemas de tradução gratuita fornecidos na própria internet. Para uma informação mais superficial, isso é o bastante.
Porém, podemos passar a assinar os órgãos de mídia comprometidos com a informação de qualidade, que apura e não desvirtua, trazendo-nos o detalhamento necessário à compreensão dos fatos.
Isso é democratização da informação.
Aos velhacos da mídia que utilizam os seus meios de comunicação para propagandear em favor de ciclano ou beltrano, só resta a amargura de ver decrescer a sua credibilidade e, aos poucos, aquilo que mais lhe importa: lucros.