Há um filme franco-argelino imperdível, que em português chama-se FORA DA LEI e que em francês tem o nome de HORS LA LOI. Podemos extrair muitos aprendizados históricos e geopolíticos desse filme violento, como o foi a história recente da Argélia.
Passou quase que desapercebido o fato da inteligência francesa ter criado, por volta de 1960, um organismo extra-estatal responsável por atos violentos, prisões e torturas, mas composto por agentes do Estado, exatamente como ocorreu no Brasil 10 anos depois com a Operação Bandeirante, conhecida como OBAN. Dizem que os grandes mestres da tortura praticada no Brasil foram os militares franceses, com larga experiência no Vietnã e também na Argélia. Depois coube a nós o papel de quase tutores dos torturadores argentinos e chilenos.
O filme foi rechaçado pela opinião pública francesa, justamente porque retrata a realidade, ainda que não mostre com exatidão as horrendas torturas sofridas pelos resistentes argelinos. Mas é imperdível por nos trazer muitos fatos históricos desconhecidos pela maioria dos ocidentais.
Veja se está disponível em dvd. Se quiser, é possível ver um trailer do filme no youtube.