segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OBAMA, O PRESIDENTE DAS CHANCES PERDIDAS

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos é também o primeiro presidente descendente de muçulmanos e portador de nome árabe. Como muitos outros, é pressionado pelos grandes lobbies. É um presidente discreto, mas que perdeu grandes oportunidades.
Eleito para substituir o desastroso Bush Júnior, Obama prometia mudanças nas políticas interna e externa estadunidenses. Conseguiu apenas uma, ampliar o atendimento da saúde pública à população, e tentou, sem êxito, fazer outras, como fechar o abominável centro de horrores de Guantánamo, no território ocupado em Cuba, mas desistiu logo em seguida. Sair do Iraque os EUA dizem que saíram, mas continuam com forças militares estacionadas naquele país. Continuam no Afeganistão. Participam das ações militares na Líbia. Agentes infiltrados tramam ações no Irã, como mortes de cientistas e espionagem militar. Não tomam atitude para o prosseguimento do processo de paz entre Palestinos e Israelenses e silenciam-se diante da ocupação do território palestino por colonos israelenses que contam com o apoio do governo direitista israelense.  Possuem forças militares em todos os cantos do planeta e, segundo é divulgado no meio científico, até no Brasil. Sim, não é alardeado, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cedeu uma base em plena Amazônia aos EUA para a realização de "estudos científicos", mas ao que parece reunia grupos de militares daquele país. Uma pequena base militar? É o que parece, mas numa diminuta dimensão.
Mas mesmo com tudo isso, o presidente Barack Obama  poderia mudar a imagem dos EUA, que ficou extremamente abalada com as atitudes fascistas e descontroladas de seu antecessor.
Os EUA que foram essenciais na derrota do nazismo, os EUA que divulgaram nas Américas o presidencialismo, os EUA que investiram em estudos científicos, os EUA que souberam usar como ninguém o poder do cinema e os EUA que também encantaram o mundo com o seu modo de viver, hoje estão em decadência. Decadência econômica, amplamente visível, e decadência moral, devido aos desacertos em suas ações no exterior. Agem de acordo com a vontade imperialista, desrespeitando nações e povos e, muitas vezes, agem sem lógica aparente, criando mais desencantos no mundo afora, como na manifestação de que votará contra o ingresso da Palestina como Estado membro da ONU.
Obama poderia ter feito muito e melhorado a imagem já abalada do seu país, mas não o fez. E suas ações evasivas permitiram o engrandecimento da extrema direita, radical, fascista e preconceituosa do Tea Party.
O presidente negro poderia ter feito muito pelos países mais pobres, mesmo sem gastar dinheiro, mas com um discurso de integração. Não o fez.
O presidente descendente de muçulmanos poderia apoiar a primavera árabe, mas preferiu preservar seus parceiros como a Arábia Saudita, Iemen e Bahrein.
O presidente de nome árabe poderia ajudar no processo de paz entre palestinos e israelenses, pressionando a extrema direita que preside Israel a parar a construção de assentamentos judáicos na Cisjordânia, mas não fez e ainda diz que votará contra o ingresso da Palestina na ONU...
Obama é um presidente que prometia muito e perdeu-se no meio do caminho. O seu grande mérito é não ampliar as ações desastrosas de Bush. Porém, manteve muitas delas. E a decadência moral dos EUA, que poderia ser evitada, está sedimentando-se. E a crise econômica parece ser incessante, enquanto a China e a Índia crescem assustadoramente.
As chances perdidas não têm volta e o mundo começa a apresentar mudanças. Os BRICSs são um bom exemplo disso, bem como a UNASUL, que promete ter ações integradas de suas forças militares.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________