Dirigido pela brasileira Júlia Bacha e premiado em diversos festivais internacionais de cinema, como Berlim, São Francisco e Tribeca, o documentário “Budrus” será lançado em outubro no país. O filme expõe a força da luta para a libertação da Palestina e paz no Oriente Médio.
“Budrus” conta a história de um organizador de base palestino, Ayed Morrar, que uniu membros do Fatah, do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia da construção do Muro de Separação de Israel. Símbolo da resistência, a luta, vitoriosa, aconteceu em 2003.
Júlia Bacha é integrante da Just Vision, uma rede internacional de comunicadores e educadores formada em torno da cultura de paz e dos esforços para descolonizar a comunicação. A ideia de articular a rede surgiu quando se percebeu que há, na Palestina e em Israel, “milhares de pessoas dispostas a lutar pelo fim da violência e da ocupação, preservar os direitos humanos, promover a reconciliação e construir um futuro livre, sustentável e seguro para todos”, afirma a organização.
O filme foi exibido no Brasil apenas em eventos fechados, sem acesso do grande público. Para lançá-lo, será realizada uma sequência de atividades entre os dias 21 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A programação inclui exibições, debates, entrevistas e contatos com organizações que atuam pela cultura de paz.
O ICArabe organiza, em conjunto com vários parceiros, uma coletiva de imprensa, marcada para 25 de outubro (a confirmar), o lançamento do DVD, no dia 26, e uma exibição do filme, seguida por conversa com Júlia Bacha, no mesmo dia, às 19h, na PUC-SP.
Atividades relacionadas ao filme “Budrus”
25/10 - Coletiva de imprensa (a confirmar)
26/10 - Lançamento do DVD (local a confirmar)
26/10 - Exibição do filme e conversa com a Júlia Bacha: às 19h - PUC-SP - r. Monte Alegre, 936, Perdizes – São Paulo (sala a confirmar)
Veja abaixo o trailer do filme