Experts em Oriente Médio indicam dez programas imperdíveis em diferentes países do mundo árabe. Entre as atrações, há desde um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito, até um tour por Palmira, na Síria.
Que tal visitar algum país árabe nas próximas férias? Opções de passeios, para todos os gostos e perfis, não faltam. Arte, aventura, história, tradição. Destinos clássicos, destinos que estão apenas começando a fazer sucesso. Escolha o seu roteiro predileto e divirta-se. Para ajudar na seleção, pedimos a três experts em turismo no Oriente Médio que indicassem os seus programas prediletos. Confira a seguir, na lista de dez passeios imperdíveis na região:
• Visitar a cidade de Palmira, na Síria. “Quem se impressionou com as colunas dos templos do Egito ainda não viu nada”, garante Gabriel Camargo, diretor da Canadá Turismo, destacando a arquitetura da antiga cidade romana. Na Canadá, funciona a divisão Só Dubai, especializada em pacotes para o Oriente Médio.
• Nadar no Mar Morto. E passar um dia em um de seus spas. “Além da curiosidade de não afundar, os cosméticos feitos a partir dos minerais e da lama do Mar Morto estão entre os melhores do mundo”, recomenda Camargo.
• Visitar Sanaa, capital do Iêmen. “Por ser pouco explorada pelo turismo, a cidade é um dos destinos mais autênticos do mundo árabe e possui boas conexões de voos desde Dubai”, diz Camargo.
• Conhecer o Museu de Arte Islâmica em Doha, no Catar. “Há coleções de arte vindas de todos os países islâmicos”, destaca Camargo. O local é recomendado ainda pelo gerente de produtos da operadora CVC para Ásia, Oriente Médio e Oceania, Rodrigo Tobias. “Projetado pelo renomado arquiteto I. M. Pei, o mesmo que assina a pirâmide de vidro no Louvre, em Paris, este museu conta a história árabe através de artefatos datados do século 07 ao 19”, diz Tobias. “São manuscritos raros, peças de metal, cerâmicas, pedras preciosas e curiosos documentos que mostram a evolução da língua árabe. Imperdível!”, garante o executivo da CVC.
• Fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito. “Os navios são muito confortáveis e vão parando para que os turistas possam descer e conhecer as atrações ao longo do rio, como o Templo de Luxor e o Vale dos Reis”, afirma a diretora de Marketing e Vendas da Designer Tours, Deusa Maria Rodrigues.
• Passear no deserto em Dubai, nos Emirados. “O tour é feito em veículo 4x4, em pleno deserto, a mais ou menos uma hora de Dubai”, explica Deusa. “E com direito a pôr do sol entre as dunas, dança do ventre e jantar numa tenda árabe”, completa.
• Pegar uma praia em Omã. “O país tem várias opções de praias lindas, como as da região de Zighy Bay”, diz Deusa. “A maioria cercadas de pedras e com aquele mar azul, azul”, lembra.
• Aproveitar Mascate, a capital de Omã, e seu charme. Com direito a ruas limpas, organizadas, muito verde e muito mar ao redor. Isso além dos shoppings lotados de grifes internacionais convivendo com souqs repletos de especiarias, ouro e prata.
• Visitar Petra, na Jordânia, um clássico. “É simplesmente o melhor passeio a ser feito no país”, afirma Deusa. “Tem que ter pique para andar muito e ver a arquitetura, mas a beleza de Petra vale o esforço”, diz ela.
• Conhecer Abu Dhabi, nos Emirados, uma das apostas do turismo no mundo árabe nos próximos anos. A terra do Ferrari World, o primeiro parque temático da escuderia, que, de quebra ainda vai receber filiais dos museus Louvre e Guggenheim. Badalação pouca é bobagem.