sexta-feira, 22 de abril de 2011

ANTÁRTIDA - o futuro da humanidade depende desse continente

reportagem especial

A humanidade, em menos de 200 anos, ruma à extinção, sua e de outras espécies que habitam o planeta terra.
A Revolução Industrial incentivou o consumo que foi agravado pelos subsequentes avanços materiais e tecnológicos, implicando numa devastação da natureza nunca dantes vista.
Nem com a colonização predatória houve tanta destruição. Hoje, o planeta sente os efeitos desse sistema desmedido de consumo. Não se consome por necessidade ou conforto, mas pelo luxo, pela ostentação, pelo absoluto possuir, totalmente desnecessário e desmedido. O engraçado é que, hoje, o comunismo já não é mais uma ameaça ao capitalismo. O que existe é uma proposta de respeito à natureza aliada a um consumo calculado.
O papel da Antártida nisso? É o único continente praticamente virgem, repleto de riquezas minerais, incluindo aí o petróleo. A sua devastação acarretará no degelo total, implicando em inundações, aquecimento desenfreado, desaparecimento de espécies marinhas e o fim de uma vida confortável para o ser humano. Não é isso o que o homem, considerado um ser inteligente, e cá entre nós, deveras inconsequente, quer.

ANTÁRTIDA, O CONTINENTE A SER CUIDADO!

A Antártida, também conhecida como Antártica no Brasil, é o continente onde se situa o polo sul, uma área coberta por enormes camadas de gelo. Quase cem por cento (98%) de sua área é coberta por geleiras, sendo o continente mais gélido e com os ventos mais fortes de todo o planeta.
É um continente sem povos nativos. Este continente inabitado, que representa 10% da área de todos os continentes, começou a receber pessoas em meados do século XIX, para a caça das baleias. No verão, hoje, a sua população alcança o número de 4 mil pessoas.
O primeiro registro de expedição ao continente data do século XVI. Américo Vespúcio anotou que avistara as terras gélidas ao sul.
A pretensão territorial de diversas nações - Reino Unido, França, Noruega, Nova Zelândia, Argentina, Austrália e Chile -  resultou no Tratado da Antártida, documento datado de 1959 e que implicou na suspensão das pretensões territoriais, permitindo tão somente a realização de pesquisas científicas.
Em 1983, o Brasil realizou a primeira viagem oficial à Antártida, através do navio oceanográfico Barão de Teffé, que levou e permitiu a instalação, em 1984, da Estação de Pesquisas Comandante Ferraz, situada na ilha do Rei George. As pesquisas ocorrem sob a supervisão da Marinha do Brasil, responsável pela administração da área.
São pouquíssimas as espécies de animais e de plantas existentes no continente do extremo sul, devido ao clima severo e o vento gélido e incessante. Porém, o continente reserva uma riqueza mineral invejável e que pode acarretar confrontos militares num futuro próximo, muito embora o Tratado firmado pelas nações preveja a desmilitarização total da área.
De certo, o futuro da humanidade passa pelo continente Antártico, uma nova América, não a ser explorada nem a ter os nativos - inexistentes - assassinados, mas um local a ser preservado, um autêntico novo Paraíso, onde o ser humano não deveria mais lutar pela exploração e depredação, mas pela preservação, do local e da espécie humana.
O futuro da humanidade depende desse continente frio e inóspito!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________