quarta-feira, 6 de abril de 2011

AMANHÃ, UMA NOITE PARA OUVIR POESIA ÁRABE

ANBA

Uma noite para ouvir poesia árabe


O Centro Cultural São Paulo terá uma noite de poesia, dança e música árabe na próxima quinta-feira. Haverá homenagem a países árabes que passaram por transformações sociais recentes.

Isaura Daniel isaura.daniel@anba.com.br São Paulo – O Centro Cultural São Paulo terá uma noite de poesia, dança e música árabes na próxima quinta-feira (07). O diwan, que é como os árabes chamavam o sarau, será a atividade de abertura do Programa “Poesia dos quatro cantos”, promovido pelo Centro Cultural com intuito de divulgar a poesia internacional. A realização do diwan é do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e o evento acontece na Praça das Bibliotecas do Centro Cultural, no bairro do Paraíso, na zona sul da capital paulista.

No encontro serão recitados poemas da Tunísia, Egito, Palestina, Iraque, Líbano e Brasil. Os poemas escolhidos são dos tunisianos Amina Said e Youssef Rzouga, do egípcio Amal Dunqul, do palestino Mahmoud Darwish, da iraquiana Nazik al Malaika, da libanesa Joumana Haddad, além de uma obra de tradição beduína de Rebej ben Sahli e outra do brasileiro Michel Sleiman, que também é curador do evento.

Segundo a diretora artística do diwan, Leandra Yunis, foram escolhidos autores de países que passaram ou passam por mudanças políticas e sociais, como Tunísia e Egito, para render uma homenagem a estas lutas. Ela lembra, porém, que o evento não é voltado a esta homenagem. “Mas selecionamos poetas destes países para aproveitar um pouco dos acontecimentos, conversar com os acontecimentos”, diz.
Além de poesia, haverá apresentação de músicas e danças, como baladi, uma dança oriental egípcia, e saaidi, conhecida como dança do bastão. Também haverá solo de percussão oriental e dabke, dança tradicional dos povos árabes em roda. Músicos como Jihad Smaili, Maurício Mouzayek, Ely Mouzayek, William Bordokan e Bruno Mansini participam do sarau, juntamente com dançarinos.

O Icarabe foi convidado pelo curador de literatura do Centro Cultural São Paulo, Claudio Daniel, para realizar o diwan. O instituto promove este tipo de evento desde que foi criado, em 2003, e, de acordo com Leandra, normalmente reúne um público apreciador da cultura árabe ou de poesia. “Nem sempre há apenas admiradores só da cultura árabe ou descendentes, muitos são apreciadores de poesia, dança, música”, diz.

Serviço

Diwan

07 de abril de 2011, quinta-feira


Das 20h30 às 22h


Praça das Bibliotecas – Centro Cultural São Paulo


Rua Vergueiro, 1000, Paraíso - SP

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________