Entre os labirintos de montes nevados, no ponto mais ao norte do Canadá, a apenas 200km do pólo norte, em uma cidade praticamente isolada do mundo, o chamado de “Allahu Akbar" chegará com a mesquita que está sendo levada ao local por uma balsa em um dos rios próximos à pequena aldeia de Iinowick.
O pequeno vilarejo de Iinowick de 3700 habitantes que resiste a temperaturas de -40oC abriga cerca de 80 muçulmanos árabes do Canadá que desejavam ter um local apropriado para realizar suas orações ao invés da pequena cabana de madeira de 21m2 que mal cabia a metade dos fieis.
A pequena comunidade islâmica tecia aos poucos o sonho de construir uma mesquita no “fim do mundo”, mas enfrentava as dificuldades dos altos custos da cidade remota onde tudo é muito mais caro devido à dificuldade de transportar as mercadorias para o local.
Com isso o sonho virou um pesadelo financeiro que incomoda a pequena comunidade islâmica na tentativa de juntar o valor do terreno e os custos de construção que passam de 750 mil dólares.