quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hoje na História: Cruz Vermelha é fundada na Suíça

*Com informações do website da Cruz Vermelha Internacional


Em 17 de fevereiro de 1863, o suíço Jean-Henri Dunant funda o Comitê Internacional de Socorro aos Feridos de Guerra - a Cruz Vermelha. A idéia de fundar uma organização destinada a socorrer imparcialmente os feridos vinha do espetáculo aterrorizante ao qual Dunant assistiu na batalha de Solferino, na Guerra de Unificação Italiana, em 24 de junho de 1859.

Até meados do século XIX não existia um corpo organizado e bem estabelecido de assistência médica para os feridos em conflitos armados, tampouco instituições seguras e protegidas para acomodar pessoas feridas. Em junho de 1859, Jean-Henri Dunant viajou para a Itália para encontrar-se com o imperador francês Napoleão III, com a intenção de discutir as dificuldades em fazer negócios na Argélia, então ocupada pela França.

Quando desembarcou em Solferino, na noite de 24 de junho, Dunant testemunhou a batalha de Solferino. Em um único dia, 40 mil soldados morreram ou foram deixados feridos no campo de batalha. Dunant ficou chocado com o sofrimento dos soldados feridos e com a falta de atendimento médico. Diante disso, abandonou completamente a intenção original da viagem e, por vários dias, dedicou-se a ajudar no tratamento dos feridos. Dunant conseguiu organizar a assistência, motivando a população local para ajudar sem discriminação.

Quando Dunant voltou a Genebra, decidiu escrever um livro, Uma Memória de Solferino, publicado com recursos próprios em 1862. Enviou exemplares do livro para políticos e militares importantes de toda a Europa. Além de retratar suas experiências em Solferino, Dunant também defendeu abertamente a formação de um sistema voluntário de assistência, para colaborar no cuidado médico dos feridos em guerra. Além disso, Dunant também apelou por tratatos internacionais que garantissem a proteção da neutralidade dos médicos e hospitais de campanha para os soldados feridos em combate.

A primeira convenção da Cruz Vermelha se reuniria em 1864. Ela definiria e defenderia a imunidade do pessoal do socorrismo e seria reconhecida, de imediato, por 14 países.

No ano seguinte, houve uma conferência internacional da Cruz Vermelha em Genebra para elaborar um plano para “melhorar a sorte dos militares feridos”. A convenção previa: a obrigação de cuidar dos feridos sem distinção de nacionalidade; a neutralidade do pessoal de atendimento e dos estabelecimentos sanitários e o sinal distintivo da cruz vermelha sobre um fundo branco. Três outras convenções, em 1906, 1929 e 1949, reforçaram seu papel.

Cinco anos depois da morte de Alfred Nobel, os primeiros prêmios atribuídos em seu nome foram entregues pelo rei da Suécia. Cinco nomes deveriam encarnar os “benfeitores da humanidade”, segundo as palavras contidas no testamento do inventor. Jean-Henri Dunant dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o presidente da Sociedade Francesa pela Arbitragem entre as Nações, Frédéric Passy.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é membro fundador do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e até os dias de hoje tem sua sede em Genebra. Tendo começado como entidade de assistência a soldados feridos, o CICV estendeu suas atribuições e é atualmente uma das organizações mais respeitadas do mundo, tendo exercido um importante papel no desenvolvimento da proteção à dignidade humana desde sua criação. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi premiado três vezes com o Nobel da Paz (em 1917, 1944, e 1963) por seus trabalhos.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________