Vem aí uma futura nova revista bimestral repleta de informações. É a DOSSIÊ LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL. Os seus quatro primeiros exemplares integrarão a edição mensal normal., mas após esse prazo, a revista ganhará autonomia e virá em edições bimensais.
Matérias que você poderá ler nessa primeira edição, que veio junto com a edição do Diplô de janeiro/2011, wikileaks, a biblioteca do google e as redes sociais na internet. Imperdível!
Quem escreve sobre o wikileaks é Felix Stalder, professor da Universidade de Artes de Zurique e pesquisador do Instituto de teconologias de Viena. Há o seguinte trecho no texto que explica sobre a situação da mídia, hoje: "A desregulamentação dos meios de comunicação, assim como a concentração dos grupos que dominam jornais e outros meios de comunicação, contribuíram para o declínio do espaço público enquanto arena democrática. As pressões econômicas e políticas conduziram as redações a privilegiar as informações superficiais (soft news), centradas nos modos de vida ou dando bastante espaço ao comentário, em detrimento das investigações sobre os negócios públicos."
Outro texto bastante crítico e que merece ser lido com atenção é o que trata da biblioteca universal, de Voltaire ao google, escrito por Robert Darnton, historiador, professor da Universidade Pforzheimer e diretor da Biblioteca de Harvard.
Já o artigo da Mídia de Massas Individual é de autorial de Manuel Castells, professor de comunicação e diretor do Prejecte Internet Catalunya na Universidade Oberta da Catalunha, Barcelona, Espanha. Um trecho que evidencia a profundidade do texto: "Torturar um corpo é bem menos eficiente do que moldar uma mente. É por isso que a comunicação é uma potência. O pensamento coletivo (que não é a soma dos pensamentos individuais em interação, mas sim um pensamento que absorve e difunde tudo no conjunto da sociedade) elabora-se dentro do campo da comunicação."