quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CLONES DO WIKILEAKS

GLOBAL VOICES
Escrito por Mong Palatino
Traduzido por Cinthia Sento Se

Há clones do Wikileaks [en] no Sudeste Asiático: Thaileaks [en] da Tailândia, Indoleaks [id] da Indonésia e Pinoyleaks [en] das Filipinas. Esses websites foram implementados/revividos este mês para apoiar o trabalho começado pelo Wikileaks e expor documentos secretos dos governos em seus respectivos países.
Thaileaks ‘ressuscitou’ o Wikileaks na Tailândia depois deste último ter sido bloqueado pelo governo.
Por razões desconhecidas, o governo tailandês bloqueou o acesso ao site Wikileaks. Isso significa que internautas tailandeses não têm permissão para tomar parte no movimento pela liberdade que acontece na rede atualmente. Isso não é aceitável em nenhuma parte do mundo. Por essa razão, nós colocamos todo conteúdo do Wikileaks relacionado à Tailândia disponível para download direto.
Por favor, note: - Não se trata de desrespeito ao Estado tailandês ou à família real. Trata-se de reafirmar a liberdade de informação.
Com a publicação de aproximadamente 3000 documentos gerados na Embaixada dos Estados Unidos em Bangkok, que em sua maioria foram enviados entre 2005 e fevereiro de 2010, é apenas uma questão de tempo até que o MICT bloqueie o acesso aos documentos do Wikileaks publicados.
Nós realmente não acreditamos em censura e pensamos que todas as pessoas na Tailândia deveriam ter acesso à qualquer informação disponível na internet, o que também inclui o Wikileaks. Esta é a razão de existir deste blog.
Indoleaks foi lançado no dia 10 de dezembro, durante a comemoração do Dia dos Direitos Humanos. Seu lema “Sebab informasi adalah hak asasi” pode ser traduzido como “Porque a informação é um direito humano.”
Após dois dias na rede, o Indoleaks informou que mais de 100 mil documentos já haviam sido copiados [en] por visitantes do website. Foram um milhão de acessos em uma semana.
Até o momento, foram publicados documentos do governo sobre o assassinado do ativista Munir, o vulcão de lama de Sidoarjo e a transcrição de uma conversa entre lideranças políticas da Indonésia e dos Estados Unidos sobre a política daquele país em relação ao Timor Leste, antes da invasão em dezembro de 1975.
Uppercaise [en] escreve sobre o caráter confidencial do Indoleaks:
A iniciativa convoca a população da Indonésia a apresentar documentos sem a opinião do emissor para a publicação anônima. Promete-se não publicar detalhes bancários, reportagens na mídia e outros detalhes pessoais.
Ele também escreveu sobre os defeitos do website:
Infelizmente, Indoleaks é levemente amador, pois publica documentos em sites abertos como o Google Docs e usa endereços do Gmail como contatos dos responsáveis, o que faz crescer a preocupação sobre a segurança dos documentos publicados e a proteção garantida aos contatos anônimos.
Neste momento, o site não parece usar comunicação criptografada nem oferece aos seus visitantes conselhos sobre anonimato na Internet ou meios para proteger suas identidades enquanto estiverem navegando nele ou enviando documentos.
PinoyLeaks é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a expor a corrupção do governo das Filipinas, em níveis nacional e local, ao canalizar as evidências para a blogosfera. Nós dispomos de um sistema seguro para que os denunciantes possam enviar informações anonimamente.
PinoyLeaks é semelhante ao Wikileaks, exceto pelo fato de que sua missão está focada na exposição da corrupção apenas, seu escopo limita-se às Filipinas e o trabalho acontece junto a blogueiros e não com a mídia tradicional. A divulgação de notícias sobre as denúncias dependerá dos blogueiros.
Nós gostaríamos de enfatizar que, ainda que aproveitemos o momento do Wikileaks, nós não temos vínculos, oficiais ou extra-oficiais, com o Wikileaks.
Por favor, ajude o Pinoyleaks a cumprir seu papel na transformação das Filipinas de um país do Terceiro Mundo, corrupto e empobrecido, em um Estado-Nação moderno.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________