Em uma etapa considerada um marco para uma das principais línguas do mundo agora a internet comportará endereços em língua árabe, como parte de um amplo movimento para tirar a restrição de navegação aos caracteres latinos.
O ministro das comunicações do Egito anunciou nesta quinta-feira o lançamento do primeiro domínio na internet utilizando caracteres árabes, buscando aumentar os serviços online e o número de usuários na população local.
"Lançar domínios em árabe é um marco na história da internet", afirmou o ministro Tarek Kamel, em nota. "Este grande passo abrirá novos horizontes para serviços online no Egito. Isso aumentará o número de usuários no país e permitirá que os serviços via internet cheguem a novos segmentos de mercado por meio da eliminação de barreiras linguísticas".
O domínio .misr (.مصر)- que significa Egito, em árabe, e que será escrito em caracteres locais - será registrado nos provedores de internet TE Data, Vodafone Data e Link Registrar, segundo comunicado. Analistas dizem que o conteúdo árabe responde por apenas 1% do total disponível na web apesar da sua população constituir mais de 5% do mundo.
Ao invés de usar o antigo nome de domínio, por exemplo: “.eg” as instituições podem gora utilizar, no Egito, o“.مصر”. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos também já começaram a usar os seus nomes em árabe para a terminação de seus domínios de internet.
Para especialistas, a mudança pode gerar um pouco de confusão, apesar de abrir a possibilidade para novos domínios escapando da dificuldade atual de registrar novos endereços na internet.
Porem o início do uso de terminações em árabe não é a primeira mudança sobre o fato. Há seis meses as empresas reguladoras da internet aprovaram o uso de nomes em árabe nos endereços, mesmo que a terminação continue sendo .com ou .net. Isso já se encontra em uso.
Para entender melhor, usaremos o exemplo do Portal Arabesq em árabe sob o endereço www.alarabesq.com que pode também ser acessado pelo endereço www.الارابيسك.com. Isso já é uma revolução no mundo digital, que deve aumentar as possibilidades da Internet, apesar de não necessariamente descongestionar os domínios em caracteres latinos.