quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SÃO PAULO, UMA ATLÂNTIDA

foto: http://library.thinkquest.org
São Paulo é uma ilha que está submergindo. É uma verdadeira ilha da fantasia, com restaurantes deslumbrantes, importantes desfiles de moda, boates badaladíssimas, pessoas com enormes fortunas pessoais, alta tecnologia por todos os cantos e recantos, que sobrevive à incessante chuva. Assim é São Paulo. Mas estamos submergindo diante de tanta água que não para de cair do céu e de subir e avançar nas ruas e residências. Face a isso vem uma pergunta inevitável: o que será de nós daqui alguns milênios? Seremos lembrados? Quem fará com que se lembrem de nós? Os políticos?

Abramos um parêneses. Dizem que houve um local muito parecido com S. Paulo. Era Atlântida, que já chegou a ser mencionada por Platão em suas obras. E para quem não sabe, Platão foi um dos maiores filósofos gregos de todos os tempos e também da humanidade. Alguns dizem que ele se referiu ao lendário continente retratando-o como uma utopia humana. Bem, na verdade Atlântida nada mais é que uma lenda de uma ilha enorme, quase um continente, que foi destruída por um terremoto e submergiu nos mares. Teria desaparecido há mais de 11 mil anos. Falam que a ilha era repleta de beleza e povoada por uma civilização rica e repleta de tecnologia avançada.

Bem, São Paulo está virando ilha e submergindo; nossa terra é repleta de beleza, povoada por uma população bem rica e há tecnologia de ponta por todos os cantos e recantos. Só não há Platão. Ah, mas há televisões de sobra. Muitos apresentadores vão fazer matérias e isso poderá ser visto e ouvido daqui milhares de anos. Alguns podem se perguntar: para que sermos eternizados por um filósofo que apenas usava a escrita, ainda que fosse Platão? Se vamos ser afogados, melhor ter algo que sobreviva ao encharcamento. Mas, pera aí. São Paulo, consumismo tem limite. Se for para São Paulo entrar na história e ser lembrada daqui alguns anos´por meio de alguém, você prefere que seja  através de um repórter, uma antena ou um intelectual? Ah, se Platão existisse hoje, talvez tomássemos vergonha na cara e resolvessemos o problema das enchentes. Como não há, sobram falatórios sob muita inundação e submerssão. Em breve S. Paulo será uma Atlântida, e não teremos um Platão para contar história, mas alguns apresentadores sensacionalistas para retratar o pior da nossa sociedade.

São Paulo, a possível Atlântida que não virará lenda, mas uma mera reportagem! Que triste lembrança...

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________