A cidade do Catar prepara uma série de atividades, como festivais de dança, música, óperas e exposições. A programação, que vai durar o ano todo, começa no próximo dia 28.
Da redação
Mais de 50 festivais e exposições culturais vão ocorrer ao longo do ano em Doha, no Catar, que foi escolhida a Capital da Cultura Árabe em 2010. Todos os anos, uma capital árabe é escolhida para promover sua cultura e, este ano, é a vez do Catar. O início dos eventos será dia 28 no hotel Sheraton, com a ópera “Bait Al Hikma” (Casa da Sabedoria).
O ministro da Cultura do Catar, Hamad bin Abdulaziz Al Kuwari, anunciou na semana passada os principais eventos que devem ocorrer no primeiro semestre. “O tema da cerimônia de abertura será a cultura islâmica. O musical Bait Al Hikma remete ao apogeu da civilização árabe-islâmica”, disse o ministro. Ele afirmou também que a peça faz uma retrospectiva da história da música árabe e islâmica, e que o objetivo é prestar uma homenagem ao Catar e à cultura árabe.
As atividades que serão realizadas no primeiro trimestre deverão coincidir com a 20ª Feira de Livros de Doha, que está em andamento no centro de exposições da cidade, com o objetivo de criar uma ligação entre o evento e a civilização árabe-islâmica.
A capital também vai sediar as peças de teatro “'The Pearl between Dasha and Gaffal” e “The Black Century”, inspirada na obra “The Arabian Nights” e escrita pelo dramaturgo do Catar, Hamad Al Rumaihi. Outra ópera que será apresentada é “Abu Al Qasim Al Shabi”, nome de um famoso poeta árabe.
Além de teatro e peças musicais, Doha vai apresentar uma exposição de mais de 500 pérolas, que será realizada no Museu de Arte Islâmica, com início no dia 29. Entre as pérolas vai estar uma de 6 quilos, considerada uma das maiores do mundo. Pinturas, caligrafias e arquitetura também serão temas de exposições na cidade.
Os grupos musicais vão contar com cantores de outros países, como Japão, Polônia, Síria, Tunísia e Marrocos, além do próprio Catar. Para aqueles que buscam saber mais sobre a cultura árabe e sua herança no mundo globalizado, vão ocorrer seminários, que vão abordar três temas: questão da herança cultural árabe, fronteiras de identidade e perspectivas da globalização, posição das faculdades de letras com relação ao discurso da língua árabe na mídia; e futuro da ciência no mundo árabe.
Os eventos em Doha também querem atrair crianças e jovens, com jogos tradicionais, oficinas, festivais, competições esportivas e fóruns. Haverá também uma conferência sobre o meio ambiente marinho e um espetáculo aquático.