quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

INJUSTIÇA - para refletir na passagem de Ano

Muitas vezes praticamos injustiças que amargam muitos momentos de nossas vidas. Não que sejamos santos ou queiramos um dia ser canonizados, longe disso, mas ninguém, em sã consciência, gosta de ser injusto com outrem, ainda mais quando a pessoa vitimizada é muito querida, especial e fundamental. Isso cria um sentimento de tristeza, impotência e culpa que consome não só nossa energia, mas grande e importante parte do nosso viver.


A injustiça pode advir de egoísmo, de atos impensados, de descaso, de erros ou até mesmo de burrice. Meu último ato de injustiça, do qual estou passando a ter consciência nesses dias de festas, deriva de burrice da minha parte e de erros seguidos, digamos, somatizados. Escrevi recentemente sobre sabedoria, algo que será publicado daqui uns 2 meses neste blog, e chego à conclusão de que o que me falta é justamente isso, sabedoria, a capacidade de enxergar o todo e não apenas a parte que insisto em ver e acreditar. O mundo é muito maior do que o que vemos, sentimos e sabemos. O universo, então, supera todos os limites da nossa imaginação. E muitas das injustiças, praticadas de forma não intencional, decorrem da falta de experiência, da incompreensão e das limitações que temos de enxergar o mundo, os fatos e as próprias pessoas. Podemos ter sido injustos e nunca ter consciência disso. Aliás, podemos estar sendo injustos exatamente neste instante e nem imaginarmos.
Às vezes convivemos por anos com alguém e somos plenamente incapazes de conhecê-lo. Aliás, se já são muitos poucos os que de fato se conhecem, imaginem então os que conseguem conhecer o próximo.

Por isso tenho como lema mental, e que ainda precisa ser aprimorado e praticado na minha vivência, o amor incondicional. Quando se ama dessa forma, não se erra, não se pratica injustiça, se é solidário, amigo e um ser muito melhor.Isso não evita que soframos e que venhamos a ser vítimas de injustiças, mas torna a nossa vida mais amena e feliz.

O amor - incondicional, repito - pode não salvar, mas evita a prática de absurdos, injustiças, guerras e é até capaz de redimir. É a solução não para o efeito, mas para a própria causa da injustiça.

Um FELIZ 2010!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________