sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NUNCA É DEMAIS DIVULGAR DENÚNCIAS DE CRIMES DE PRECONCEITO DE CREDO E RELIGIÃO

Li na Caros Amigos sobre a perseguição a uma brasileira no Uruguai e pesquisando na internet achei a seguinte carta de ajuda. Realço que não sei se ela é inocente ou culpada, mas me parece clara a perseguição havida em função dela ser muçulmana. Vale a pena divulgar. É mais uma crime que parece atentar contra os direitos humanos.
_______________________________________________________________________________
"Pedido de ajuda urgente ! estou processada no uruguay acusada de terrorismo e sem poder sair da cidade de montevideo com fronteiras fechadas.

Meu nome è Particia Soares. Sou docente de historia, fui professora da universidade islamica de sao paulo, agora fechada militante das causas sociais desde 1979 .Talvez se lembrem de mim :
Vim trabalhar no Uruguay em 2005 com pessoas de Bangladeshi( um pais pobre e miseravel onde acontece entre outras coisas tsunamis e ditaduras militares crueis. Tambem vieram outros 3 amigos bangales do senhor Mohammad Farid. Todos eles estavam tramitando documentos aqui na imigraçao uruguaya para conseguirem residencia legal no pais e eu fui atè la para resolver um problema de idioma pois falo espanhol e eles nao falam e a imigraçao exige que tenham interpretes e como eles nao podiam pagar um fui eu para traduzir a intençao deles de ficarem no pais .
Os bangladeshis falam a lingua Bangla ,mas tambem nos comunicamos em arabe por que somos muçulmanos . Fomos bastante descriminados e agora estamos processados sobre falsas acusaçoes de vinculos com terrorismo .Isso ja faz mais de oito meses embora a juiza nos tenha pedido dois meses para aclarar a situaçao , sobre pressao da piolicia de inteligencia fomos processados embora sem prisao meu amigo Kazi Mohammad Farid como autor pois era o dono de um mercadinho e eu Patricia Soares como cumplice ja que eu nao figurava como socia da empresa e nem tenho documentos uruguayos apenas expeculava a possibilidade de exportar arroz do Uruguay para a Asia
O seviço de inteligencia uruguaya sismou de achar que a modesta quitanda de frutas e verduras , uma lojinha de que farid tinha em Montevideo era de "fachada para ajudar a imigrantes pobres ou celulas terroristas "e nos tem processados ja a 9 longos meses aqui sem provar nada
Os jornais trazem sub titulos como Bin Laden e afirmam que sao terroristas que rezam cinco vezes por dia e que seu objetivo era usar Uruguay para atingir Europa ou America. Nao nos deixam sair da cidade de Montevideo. Estamos sendo processados ate agora sem prisao , mas vivendo muito mal, perdemos tudo que tinhamos neste 8 meses aqui A interpol nos impede de voltar para a casa, estamos com as fronteiras cerradas nos computadores da imigraçao e estamos vivendo em uma pensao. O frio é de 5 graus agora e estamos indo comer sopa na fila dos mendigos . Nem a policia que plantou estas mentiras nem os juizes se importam conosco. O agente da inteligencia que inventou estas mentiras foi promovido a chefe da interpol .O jornal mais reacionario do Uruguay " El Observador " que è da Opus Dei, afirma que nos somos terroristas e que estavamos infiltrando asiaticos ligados a Alcaeda aqui em Uruguay. O que è uma calunia absurda .O expediente do processo que tem mais de 600 paginas . A propria juiza que estava no caso nao acretitava muito nas acusaçoes racistas da Inteligencia e preferiu tipicar , crime de falsidade ideologica dizendo que talvez a quitanda era de fachada mas que teriam que ter tempo para investigar melhor e que nao poderiamos sair da cidade . Trocaram de Juiza e colocaram uma mais reaça e nosso advogado conseguiu agora que o processo fosse para o tribunal de apelaçao onde julgaran se estamos bem processados ou nao. Meu advogado alegou falta de nexo causal e pediu o cancelamento do processo em outubro do ano passado mas ate agora nada acontece.
Eu estava voltando ao uruguay de uma viajem a sao paulo quando fomos presos no aeroporto de Montevideo sob uma falsa acusaçao de infiltrar gente ilegal no uruguay. Meus amigos sao muçulmanos tambem mas nunca fizemos nada ilegal no pais. Pagavam impostos por ter uma pequena frutaria da qual sobreviviam e apresentaram este negocio como meios de vida para a imigraçao .
Eu ajudei alguns bangladeshis apenas 3 na imigracao por que eles queriam residencia aqui e nao falavam espanhol. Um deles imigrou para Europa depois mas foi com visto legal dado no Uruguay depois que conseguiu residencia aqui. So que ficou por la e nao voltou como fazem mais de 15 mil uruguayos ,que tambem imigram e ficam sem papeis na europa. Ficamos indo e vindo da imigracao por tres anos . Como minha ideia era voltar para o Brasil, eu nao tramitei a minha residencia aqui. Eu estava concursada como professora do municipio en Sao Paulo . Nao assumi por que estava com diabetis e tinha que baixar o açucar . Estou tomando insulina ja fazem 4 anos Fui professora da Universidade Islamica do Brasil .A Universidade existia no bairro do Tatuape e era dirigida pelo xeqe Rusama Al Bustani . A universidade infelismente fechou . Me convidaram para trabalhar com exportaçao de arroz no uruguay e vim com gente de bangladeshi que resolveu tramitar residencia legal aqui, pois nao se exige que casem ou tenham filhos para conseguir papeis ( como no Brasil ). Mas a imigracao racista daqui nao faciltou nada . Os documentos deles em Bangladeshi demoraram mais de um ano para serem tramitados com atestados de suas embaixadas , por que la neste pais pobre as pessoas raramente tem certidao de nascimento e nao existe identidade como nos que temos o rg. eles so tem passaporte bangladeshi.
Aos europeus , americanos e mormones que vao a imigracao recebiam residencia na mesma semana .
Eu ajudei no que pude por solidariedade e acredite-me , eles os bangladeshis sao musulmanos mas nao sao terroristas . Sao gente pobre que sai de seu pais cheio de desgraças " naturais" para irem onde ha comida e trabalho.
Eu tenho medo que isso termine em carcere que de sem prisao vire com prisao depois .
Em julio entra outra vez em ferias o judiciario. A justiça aqui é lenta cruel, racista , burguesa e burocratica. . A justiça sequer nos permite ir a outra cidade uruguaya que nao seja montevideo . Temos que a cada 48 horas assinar um caderno na sede da inteligencia( Interpol) como medida cautelar antes da sentença .
O processo esta no tribunal de apelaçao de Montevideo e sera analisado por um grupo de 3 juizes. Parece que ja passou por um. Nos nao temos muito ascesso e o advogado é inesperiente e da area trabalhista e ja lhe pagamos . Agora esperando que os juizes decidam se estamos bem processados ou nao.
Ha um antecedente importante relativo a mim , que è o fato de ter tido problemas com judeus sionistas em sao paulo por que tentaram impedir que eu passasse em frente a um lugar sem placa, sem nada que era um colegio judeu chamado Iavne que possue anti bombas na porta . O caso ficou publico pela folha de sao paulo no caderno cotidiano em 2005 pelo jornalista Paulo Takahashi. O jornalista tambem foi expulso da porta do colegio. Processei a escola por racismo antes de vir para Montevideo e eles ameaçaram minha familia em sao paulo. Tambem escrevi varios artigos politicos para revistas islamicas da españa sobre o Sionismo no Uruguay o que parece desagradou a algumas pessoas aqui. A anistia internacional Uruguaya apenas recebeu nossa denuncia e disse nao ter representaçao legal e nao poder ajudar.
Na sede da inteligencia onde fiquei dois dias presa antes de ser processada no corredor gelado e na sala de interrogatorios haviam varias revistas judias sionistas a mostra . Infeliz coincidencia ?
Apelo a solidariedade dos irmaos para que por favor ajudem fazendo algo como mandando telegramas ao tribunal ou denunciando esta situaçao de racismo anti islamico e xenofobia que acontece neste pais que se diz democratico mas que tem uma inteligencia que haje como no tempo da inquisiçao espanhola .
Estamos aqui muito isolados por favor nos ajudem !
A embaichada brasileira ajudou em algo mas eles dizem que desde o Brasil seria bom mandar telegramas ao tribunal pedindo nossa liberdade e dizendo que somos muçulmanos sim mas terroristas nao e que isso è pura xenofobia anti islamica da inteligencia Uruguaya que persegue os imigrantes aqui".

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________