quarta-feira, 8 de julho de 2009

Comboio Estadunidense pretende quebrar cerco a Gaza



foto: vivapalestina.org

da página Arabesq


Chegaram, na noite passada ao Egito, 100 integrantes do comboio norte-americano de ajuda a Gaza liderado pelo ex-deputado britânico George Galloway. O comboio chamado "Viva a Palestina" é formado por 250 ativistas norte-americanos, principalmente dos Estados Unidos, que pretendem desafiar o bloqueio israelense imposto a Gaza, transportando remédios e mantimentos humanitários do Egito ao território palestino cercado por Israel.
Segundo Galloway, outras 150 pessoas devem chegar nessa segunda-feira (6) ao Egito para se juntarem ao grupo já hospedado em um hotel no Cairo aguardando o processo da passagem para a Faixa de Gaza.
Esta é a primeira iniciativa de solidariedade com o povo palestino em Gaza proveniente dos Estados Unidos. O grupo foi organizado nos EUA após uma campanha que arrecadou USD 2 milhões (R$ 4 mi) para a aquisição de medicamentos e mantimentos que devem ser transportados aos palestinos pelos ativistas atreaves do Egito.
George Galloway, já havia organizado em março um comboio semelhante da Grã-Bretanha com 300 caminhões carregados de ajuda humanitária aos palestinos que sofrem de duras condições de vida devido ao bloqueio israelense sobre a Faixa de Gaza. Ele acredita que o comboio estadunidense tem um significado especial, pois mostrará ao mundo islâmico que “o povo americano não é seu inimigo, e informará aos palestinos que, apesar de os países árabes não terem sido capazes de ajudá-los, os árabes e muçulmanos no mundo tentarão fazer o possível para salvá-los.” Diversas tentativas, algumas bem sucedidas e outras não, tem sido realizadas nos últimos 2 anos para quebrar o cerco israelense que não só restringe a entrada de produtos vitais para a sobrevivência, como comida, remédios e combustível, mas também evita o ingresso de materiais que permitiriam a reconstrução das casas e infraestruturas destruídas pelos ataques israelenses à faixa em dezembro e janeiro passados.
Na quinta-feira (2) O relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos Direitos Humanos nos territórios palestinos ocupados, Richard Falk, denunciou o confisco israelense de uma embarcação carregada com ajuda humanitária e material de reconstrução destinado à Faixa de Gaza que partiu depois de ser inspecionada no Chipre.
O barco com ajuda humanitária chamado de "alma humana" tinha 21 ativistas a bordo, entre eles Mairead Maguire, vencedora do prêmio Nobel da Paz em 1976, e Cynthia McKinney um ex-congressista americana. todos os ativistas foram detidas por militares israelenses, mantidas em cativeiro e acusadas de entrada ilegal em Israel, apesar de o barco não se dirigia ao território israelense, segundo um comunicado enviado pelo sistema das Nações Unidas.

Com Al-Jazeera e agências internacionais

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________