O sufismo é uma corrente esotérica do islamismo. E o escritor brasileiro Paulo Coelho diz ter bebido dos ensinamentos sufis para escrever algumas de suas mais famosas obras, conhecidas e difundidas em todos os cantos e recantos do planeta terra.
Veja abaixo a matéria publicada na página virtual ARABESQ.
____________________________________________
Paulo Coelho: Minhas obras são profundamente influenciadas pelo Sufismo Sírio
_______________
Syria-News 10/04/2009
____________________
"Paulo Coelho expressou a sua grande admiração pelas tradições Sufistas difundidas na Síria e disse que suas “obras são amplamente influenciadas pelos ensinamentos Sufistas do Islã inerentes em Damasco e Aleppo”.
Em entrevista à revista Voroord, a primeira para um meio de comunicação sírio, Coelho afirmou: “O Sufismo inspirou grande parte da minha vida, e a sua influencia é evidente nas obras ‘O Alquimista’ e, mais recentemente, no ‘O Zahir’”.
Coelho acredita que a vida é uma longa peregrinação em direção a Deus e que a força do ser humano para influenciar o outro vem da sua liberdade intrínseca independente de ser muçulmano, árabe, ocidental ou latino, conceitos presentes amplamente no Sufismo.
Na entrevista, Paulo Coelho reafirmou o impacto da cultura árabe e islâmica em suas obras, e a influencia da literatura árabe como o livro, Mil e Uma Noites e as obras Sufista.
O Sufismo é uma corrente mística e contemplativa do Islã. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram uma relação direta com Deus através de cânticos, música e danças".