domingo, 5 de abril de 2009

INJUSTIÇA!

Sou daqueles sujeitos que odeiam injustiça. Formei-me em direito pensando na busca da verdade e da liberdade. Fiz o curso por ideal e me tornei um jovem advogado idealista e um lutador por causas nobres.

Trabalhei com pessoas muito humildes e o trabalho volumoso me impedia de conversar a contento com elas. Não sabia exatamente o que havia acontecido. Sabia apenas por cima, mas desconhecia detalhes que poderiam ser importantes. Lia os autos e conversava por 5 ou 10 minutos com o réu, tempo insuficiente para saber de tudo o que seria interessante. Por isso, com o tempo, fui desenvolvendo algumas habilidades, como a de perceber se havia animosidade entre testemunhas e o acusado, se o rosto do depoente ou declarante indicava verdade ou mentira e, o que mais me preocupava, o que os sinais e gestos do corpo do acusado, da vítima e das testemunhas representavam. Tentava entender a alma das pessoas envolvidas e recriar o ambiente fático em minha mente, tudo para saber o que perguntar, se o caso.


Me envolvia assim em todos os casos, afinal, se fosse réu, eu gostaria de ser defendido por alguém com esse mesmo propósito, o de realmente buscar a melhor argumentação e defesa, não se limitando a frases pré-construídas e que pudesse entender o que houve, estando acima de idéias preconcebidas.


O tempo passou, mas não muito, e acabei tendo um sério problema de saúde que me limitou, mas não cerceou minha sede de buscar a verdade, a liberdade e a Justiça!


Com o tempo fui percebendo que as injustiças estão muito além dos processos. Elas se formam desde sempre. O homem as atrai e também as cria. As injustiças alcançam de forma mais cruel as pessoas que morrem de fome ou de sede e também as que falecem em razão de doenças, guerras, crimes, descaso de alguém, seja parente, amigo ou o Estado; também atingem as pessoas que não podem estudar, ou por falta de tempo ou por inexistir condições, as pessoas que recebem a indignidade representada pelo salário mínimo, as pessoas que não tem acesso a atividades culturais e de lazer ou que não tem aonde ou com quem morar. As injustiças permeiam nossas vidas e ferem rostos e almas que vemos por todos os espaços urbanos.


Há as pessoas frias e insensatas que não se comovem com a dor alheia e que provocam maiores danos e prejuízos à alma e ao corpo em decorrência daquilo que denominamos poder. Mas também há os samaritanos e os que lutam por aquilo que entendem ser ao menos justo.


Vemos constantemente guerras, massacres, holocaustos, genocídios, preconceitos, fome, miséria, aculturamento, massificação de bens culturais e tantas outras coisas desagradáveis. Também vemos a natureza e o seu equilíbrio, as crianças e o nosso eu e, assim, temos a certeza de que há a perspectiva de mudança e de Justiça.


O universo permite que coabitem justiças e injustiças e também os seres pacatos e os de iniciativa. Podemos nada fazer, mas não é saudável. Não dá para aceitar que se cruzem os braços perante o injusto. Aquietar-se é deformar a alma, amordaçar os sentidos e definhar a própria vida. Ter iniciativa desafiadora ao injusto, ao contrário, é expandir vitalidade e sentimento humano no universo que espera ser preenchido pelos sentimentos e ações dos seres humanos.


Querer justiça é significado de vida e também o seu principal propósito. Aquietar-se é de certa forma morrer.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________