quarta-feira, 2 de julho de 2008

CRONOGRAMA POLÍTICO E VARGAS

Breve cronograma:
1822 - O Brasil declara a sua independência de Portugal. O Brasil é denominado Império.1889 - Através de um golpe militar é instaurada a República.
1930 - Um golpe apoiado pelos militares põe fim à política aristocrática liderada por Minas Gerais e São Paulo. Getúlio se torna presidente do país.
1937 - Getúlio instaura a ditadura.
1945 - Golpe militar que contou com o apoio de generais que até então gozavam da confiança de Getúlio, incluindo o Marechal Dutra (simpatizante do fascismo), e da UDN, de direita, que retiram Vargas do poder. Dutra faz um governo pró-Estados Unidos, persegue sindicalistas, comunistas e até intelectuais e políticos aliados a Getúlio.
1950- Getúlio é eleito presidente e toma posse em 1951, retomando o progresso econômico através de uma política nacionalista. Cria a Petrobrás e a CSN.
1954- Getúlio pratica suicídio. O motivo? Inimigos do povo brasileiro o levaram a isso, segundo a sua carta-testamento.Getúlio, de certo, não foi um presidente perfeito, mas foi o melhor que o Brasil já teve. De início, ele acabou com uma política que diminuia o nordeste e era segregacionista. Construiu a transnordestina e ligou definitivamente o sertão ao centro-sul do país. Investiu na industrialização, criou a Fábrica Nacional de Motores, criou a Petrobrás, criou a CSN, a Usina de Volta Redonda, aparelhou decentemente as forças armadas, assegurou direitos trabalhistas, criou a previdência social, reajustou o salário mínimo, de uma só vez, em 100%, investiu nas universidades e foi graças a ele que a educação pública adquiriu um nível fabuloso de qualidade, que perdurou até o início da década de 70.
1964 - O herdeiro político de Getúlio, João Goulart, é destituído do poder através de um golpe premeditado há décadas. Militares instruídos nas Escolas de Guerra Americanas, membros da UDN, membros de associações conservadoras e grande parte da classe média urbana se unem para apoiar o golpe. Os militares afastam os civis, perseguem membros do governo e esquerdistas. Posteriormente passam a perseguir, inclusive, quem os apoiou, como Carlos Lacerda, Ademar de Barros e Plínio Salgado.
1985 - toma posse, através de eleição indireta, José Sarney, no lugar de Tancredo Neves, que estava doente e viria a morrer logo depois. Sarney era membro da Arena, sigla partidária que dava apoio aos militares durante a ditadura.
1988 - promulgada a Constituição vigente. O Brasil, de fato, torna-se uma democracia.
1989 - Collor toma posse como presidente. Nordestino, dono de veículos de comunicação, e ligado à oligarquia canavieira, teve apoio da TV Globo. Lula, apoiado por Brizola e Covas, perde a eleição em segundo turno.
1994 - Fernando Henrique Cardoso toma posse como presidente, após breve período de Itamar Franco no poder, vice de Collor, que sofreu processo de impeachment e foi proibido de exercer cargo público por 8 anos. Com o apoio do PFL, FHC dá início às grandes privatizações.
1998 - Segundo mandato de FHC, que se alinha a Tony Blair e Bill Clinton.
2002- Lula é eleito presidente da República e reeleito em 2006.
Porquê esse cronograma? Para que possamos entender o jogo geopolítico existente.Vargas não tinha como continuar no poder. Ele simbolizava o oposto ao que interessava aos interesses estadunidenses na década de 50. Os EUA já planejavam ampliar o poderio econômico de suas empresas, controlar os bancos centrais através do FMI e do Banco Mundial. Nenhum outro presidente conseguiu tantos benefícios ao Brasil e nunca o mudou tão rapidamente como ele fez. Ele só não conseguiu diminuir o distanciamento social.Após Getúlio, a educação foi totalmente desvalorizada, as forças armadas desaparelhadas, o nordeste foi esquecido e lembrado apenas como zona de cabresto eleitoral, o trabalhador foi desprezado em prol dos grandes grupos econômicos, o industrial brasileiro não teve mais tantos incentivos, o salário mínimo sofreu constantes arroxos.Getúlio podia ter ficado rico como advogado culto que era, mas optou pela política, pela mudança de rumo do país. Foi um brasileiro que errou, mas um presidente digno e coerente.Ele merecia tanta consideração que após a sua morte e a criação do PDT, sigla que significava a continuidade do trabalhismo do então PTB, Carlos Prestes, o líder comunista, marido de Olga Benário, filiou-se ao PDT, aliando-se a Brizola e Darcy Ribeiro, dentre outros políticos e intelectuais.Hà muitas histórias mal contadas sobre Getúlio e também muitas inverdades. Muitos opositores tentaram denigrir a imagem daquele homem baixo que seduzia as massas, mas até hoje ele é citado como o melhor presidente que o Brasil já teve pela maioria da população.Infelizmente, São Paulo é a única cidade que não tem uma avenida importante com o nome Getúlio Vargas, contrapondo-se ao restante do país.O que se pode extrair da história real? Que Getúlio foi um homem de visão, um estadista que sabia chamar os bons profissionais, ainda que adversários políticos, para comporem o seu governo.A lição que ele deixou ao país? Que a sua obra não terminou e temos muito a fazer. A questão social e o valor do salário mínimo são pontos cruciais, hoje.Atualmente temos líderes que se dizem de esquerda, mas permitem a diminuição dos direitos trabalhistas e previdenciários, e não têm projetos de médio e longo prazo para o país.Que falta faz um líder democrático com a visão de Getúlio Vargas!Que falta faz um retrato histórico sem a ânsia de denigrir.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________