QUEM É O AUTOR DESSE BLOG?

ANTES DE MAIS NADA, UM BRASILEIRO QUE AMA O BRASIL E PENSA DIUTURNAMENTE EM UM BRASIL MAIOR E MELHOR PARA TODOS OS BRASILEIROS. FORMADO EM DIREITO, TRABALHA COM O DIREITO PÚBLICO. TAMBÉM É JORNALISTA, ESCRITOR E DOCUMENTARISTA. É, ACIMA DE TUDO, UM PENSADOR DE BRASIL.

sábado, 17 de janeiro de 2026

QUANDO HISTÓRIA, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE SE ENCONTRAM

Iguais solicitam, pedem. Chefes e autoridades convocam. O destino determina.

Sempre amei esse Brasil tão grande e diversificado. Já viajei por quase todos os Estados, exceto Tocantins, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia, os quais ainda pretendo conhecer.

Infelizmente não tenho tido oportunidades de fazer viagens já faz mais de um ano. A última que fiz, se não me engano, foi pra Amazônia. Magnífica. Amei. Descobertas atrás de descobertas, sejam culturais, da natureza, de sabores, seja da própria história. 

A história do Brasil é riquíssima, mas pouco e mal divulgada. E um dos meus objetivos era (não sei se ainda tenho energia pra isso) produzir uma série de documentários históricos. Há muito o que falar da gente e da história do Brasil.

Mas a determinação que parece ter sido feita a mim não é bem sobre documentários propriamente históricos. Não posso dar detalhes aqui. Mas tem tudo a ver com o Brasil e o seu futuro. E isso virará um livro que pretende misturar muita história, ciência e talvez um pouco de Espiritualidade, pois creio que Espiritualidade é a base para a compreensão ou aceitação do Mundo, e ela (Espiritualidade) não está distante de nós, mas dentro, sendo a conexão que fazemos com o nosso Eu profundo e dele diretamente com o Universo, com muitas das coisas e muitos dos seres, materializados ou não.

Penso que os ocidentais se equivocam ao querer conhecer o mundo com olhos desapegados da sensibilidade maior da Espiritualidade. Quando olhamos pensando e sentindo o outro, com fraternidade e empatia, como a Espiritualidade determina, um Portal de descobertas se abre e o conhecimento, as descobertas científicas e as percepções se intensificam. Passamos a ver o que era invisivel. Será que por isso o Amor, em seu sentido mais amplo, é o objetivo e fim de muitas das velhas religiões? O amor em seu sentido amplo nos conecta ao outro? Embora empatia não seja propriamente amor, o fato é que para se sentir empatia é necessário sentir amor pelo outro, o que mais falta nos tempos modernos, onde os retrocessos social, cultural, comportamental e espiritual parecem nos cercar e sufocar.

O livro falará um pouco e muito da história e da ciência ligada à Espiritualidade como forma de descobertas.

Será um livro sobre Ciência, Espiritualidade e Fé, recheado de fatos históricos aqui no Brasil.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________