QUEM É O AUTOR DESSE BLOG?

ANTES DE MAIS NADA, UM BRASILEIRO QUE AMA O BRASIL E PENSA DIUTURNAMENTE EM UM BRASIL MAIOR E MELHOR PARA TODOS OS BRASILEIROS. FORMADO EM DIREITO, TRABALHA COM O DIREITO PÚBLICO. TAMBÉM É JORNALISTA, ESCRITOR E DOCUMENTARISTA. É, ACIMA DE TUDO, UM PENSADOR DE BRASIL.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

O QUE ACONTECEU NA VENEZUELA?

Muito se especula e pouco se sabe sobre o que efetivamente aconteceu na Venezuela.

O certo é que o sequestro de Maduro se deu por êxito da inteligência dos Estados Unidos, que monitorava e estudava de perto os passos de Maduro e o comportamento de seus cachorros de estimação, para evitar contratempos no momento da apreensão, da consumação do sequestro.

O jornal The New York Times diz que uma das pessoas mais próximas de Maduro foi cooptado pela CIA e repassava informações precisas.

As ações da espionagem estadunidenses ocorrem com observação e estudo e muita ação em campo, através da corrupção, da compra por favores. Foi assim no Iraque, na Síria e na Venezuela.  É um procedimento típico da inteligência dos Estados Unidos. 

Mas os EUA não invadiram a Venezuela nem tomaram parte do território. O que houve foi uma ação concomitante de bombardeios e da ação de inteligência. Os ataques aéreos serviram para despistar os serviços de inteligência venezuelanos, os melhores da América do Sul, e também os de segurança pessoal do presidente venezuelanos.

Mas por qual motivo não há notícia de um contra-ataque venezuelano? Por qual motivo não atingiram a frota estadunidense estacionada em frente à Venezuela? Generais teriam sido cooptados (comprados) pela CIA? Cabe ao governo venezuelano avaliar a fundo essa possibilidade e adotar medidas rápidas e severas, inclusive de expurgo.

A ação dos EUA foi exitosa, mas absolutamente ilegal. O ditador que se evidencia não é exatamente Maduro, mas Trump, que, no alto de sua vaidade narcisica e deturpada autoestima, diz que irá governar a Venezuela. 

Maduro, mesmo sequestrado e preso ilegalmente, continua sendo o presidente da Venezuela. A Suprema Corte, porém, para não deixar o país sem um comando local, já passou o cargo temporário à vice-presidente do país. 

Trump pretende demonstrar força brutal aos países mais fracos da América Latina, mas há um perigo nisso tudo, mal analisado por assessores próximos de Trump.

Os países que não se alinham automaticamente aos Estados Unidos tendem a unir forças e ações em prol da soberania de cada Nação. Como o farão e se dará certo é algo que não se sabe, mas o farão.

Trump demonstra bem a sua vaidade e a sua personalidade, mais próxima de um tirano. Mas há quem não veja isso e acredite ser os EUA o grande defensor da liberdade dos povos. Os que acreditam ou, ao menos, dizem acreditar, ou são loucos, ou são mal intencionados ou são seres de diminuta inteligência.  Ou são maus, mesmo.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________