Que o chocolate tradicional vem do cacau, todos sabem. Que os maiores produtores de cacau são países africanos, muitos devem saber.
Dados de 2020 apontam a Costa do Marfim como a maior produtora, seguida de Gana, Indonésia, Nigéria, Equador, Camarões e somente depois o nosso Brasil.
E quando se fala em exportação de chocolate que países vêm à sua mente? Suíça? Brasil? Não. Os maiores são europeus, mas a Suíça não está sequer entre os 5 principais e o Brasil está fora da lista dos dez maiores exportadores.
O maior exportador é a Alemanha, seguida de Bélgica, Países Baixos e Polônia. Em quinto lugar aparece o Canadá, seguido de Itália , Malásia, Estados Unidos, Reino Unido e Suíça. Esta se classifica apenas no décimo lugar.
Até a Rússia está exportando cada vez mais chocolates.
O que se verifica é que nenhum dos grandes produtores de cacau aparece entre os dez maiores exportadores de chocolate. Isso evidencia que chocolate é um produto manufaturado, que depende do potencial de industrialização e de venda. Nesse quesito o Brasil tem potencial de melhorar, e muito.