quinta-feira, 27 de junho de 2024

BOLIVIA, GOLPE REAL OU ENCENACAO?


A Bolívia sofreu uma tentativa de golpe na tarde de quarta-feira. É o que foi noticiado nos mais diversos veículos de mídia.
Um general, recém destituído do cargo de Comandante do Exército, arregimentou alguns militares contra o Presidente Arce, o qual inclusive encarou o golpista e conclamou a população às ruas.
A Bolívia sofreu tantos golpes ao longo de sua historia que dão em média um ao ano. Embora seja um país pobre, tem riquezas minerais cobiçadissimas, como o lítio, utilizado em baterias veiculares.
É fato que empresas poderosas dos Estados Unidos têm interesse no lítio bolíviano, o que garantiria uma vantagem frente à poderosa indústria de carros elétricos chineses.
Com esse texto, não quero minimizar os horrores de um golpe de Estado à democracia. Todo golpista deve ser preso e as ações golpistas devem ser devidamente investigadas, apurando-se o eventual envolvimento de políticos e de agentes de outros países.
O que desejo pontuar aqui é  a estranheza desse golpe. Primeiro pelo tete-a-tete corajoso de Arce com o general golpista. Depois pela fragilidade que os militares demonstraram em efetivar o golpe e até em conter a população.  Depois pela fala do suposto general golpista, que disse que o próprio Arce havia pedido uma encenação golpista, para se fortalecer. 
Tudo isso, somado ao fato de que Arce enfrenta a possível disputa de Evo Morales para a disputa à presidência no ano que vem, que ambos são do mesmo partido, mas não se entendem, e que Evo está mais à esquerda, contando este com a antipatia de grande parte do Exército e também com grande apoio popular, a tentativa frustrada parece soar a possibilidade, sim, de encenação, onde Arce ganharia popularidade e simpatia dos demais militares frente ao "radicalismo" de Evo. Digo possibilidade.
Arce é um nacionalista, assim como Evo, e ambos são populares.
Se foi realmente uma tentativa de golpe ou encenação, possivelmente nunca teremos a certeza. Mas cabe a nós repudiarmos tanto os golpes, como as suas tentativas e também possíveis encenações.
Democracia é coisa séria e que exige o mais absoluto respeito!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________